.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1989

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO E ESPAÇO

O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


..

07.11.1989

Belair Táxi Aéreo

Learjet 25C

Prefixo: PT-ISN

 

Avião com dois tripulantes e três passageiros durante a aproximação para aterrissagem no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, MG. Sob tempestade, a aeronave colidiu contra uma montanha. Os cinco ocupantes morreram.

 


 

03.09.1989

VARIG

Boeing 737-241

Prefixo: PP-VMK

 

 

O 737 decolou de Marabá com destino à Belém, escala final do voo RG254. A tripulação plotou no sistema de navegação da aeronave a proa 270º (proa oeste), ao invés da proa correta que seria 027, no rumo N/NE. Após voar algumas horas tentando se localizar, a tripulação declarou emergência.

 

A aeronave fez um pouso em pane seca na floresta em São José do Xingu, MT, à noite. Milagrosamente, escaparam com vida 42 dos 54 ocupantes do avião, incluindo os dois tripulantes técnicos.

 

Clique AQUI e leia a história completa da tragédia com o voo 254 da Varig

 

Clique aqui para ler o relato completo desse acidente

 


 

18.05.1989

Particular

Beechcraft

Prefixo: PP***

 

Após decolagem do Aeroporto de Boa Vista, em Roraima, durante a subida inicial, a aeronave apresentou problemas no motor e caiu matando seus cinco ocupantes.

 


 

29.04.1989

FAB – Força Aérea Brasileira

Dassault Mirage IIIEBR

Prefixo: FAB 4917

 

 

Acidente em Campo Grande, MS. Sem mais informações.

 


 

21.03.1989

TransBrasil

Boeing 707-349C

Prefixo: PT-TCS

 

Cargueiro caiu sobre favela de SP em 89

Um Boeing 707 de carga da Transbrasil caiu, em 21 de março de 1989, sobre a favela do Jardim Ipanema, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O acidente matou os três tripulantes e mais 22 pessoas, além de ter deixado mais de cem feridos. O cargueiro vinha de Manaus (AM), com 26 toneladas de equipamentos eletrônicos.

CLIQUE AQUI PARA LER O RELATO COMPLETO DESTE ACIDENTE


 

07.03.1989

Aeróleo Táxi Aéreo

Bell 206 JetRanger II

Prefixo: PT-HJT

 

 

Acidente com helicóptero da empresa Aeróleo em Natal, RN. Os cinco ocupantes morreram.

 


 

03.03.1989

Varig

Boeing 707-320

Prefixo: ***

 

Um Boeing 707 da Varig teve uma pane em sua turbina esquerda, quando viajava de São Paulo para Belém, no Pará, mas conseguiu pousar normalmente no aeroporto de Uberaba, em Minas Gerais, onde tinha escala prevista.

 

Os 80 passageiros seguiram viagem em outro avião, providenciado pela Varig. Mas, antes, como - na mesma semana - um telefonema anônimo ao aeroporto de Uberaba informava que uma bomba tinha sido colocada em uma aeronave da Varig que fazia o mesmo percurso, a Polícia Federal reteve o avião por duas horas para realizar uma minuciosa revista, onde nada foi encontrado. O avião seguiu viagem em seguida.

 


 

25.02.1989

 

Colisão em solo no Aeroporto de Guarulhos

 

TransBrasil

Boeing 737-300

Prefixo: PT-***

 

Vasp

Boeing 737-300

Prefixo: PT-SNU

 

Sob fortes ventos e intensa chuva, dois Boeing's 737-300, um da Vasp e outro da Transbrasil, se chocaram na pista 27 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

 

Às 13h15min, o Boeing da Transbrasil se preparava para decolar com destino a Foz do Iguaçu, no Paraná, transportando 113 passageiros e seis tripulantes.

 

No mesmo instante, o avião da Vasp proveniente de Brasília aterrissava trazendo a bordo 76 passageiros.

 

O avião da Vasp pousou sobre o avião da Transbrasil, atingindo com sua asa esquerda primeiro a cauda e depois a asa direita da outra aeronave.

 

O choque provocou problemas na estrutura da asa esquerda da aeronave da Vasp e uma pequena torção em uma asa do avião da Transbrasil.

 

O acidente deixou seis feridos, sendo um deles em estado grave. Todos os feridos se encontravam no avião da Vasp.

 

Quatro dos feridos foram liberados logo após serem atendidos no ambulatório do aeroporto. Um passageiro sofreu uma lesão no nariz e foi removido para o Hospital da Aeronáutica, no Campo de Marte. No dia seguinte, foi transferido para a UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, por solicitação da Vasp e de seus familiares. Outra vítima, Clodoaldo Moretti, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Carlos Chagas, de Guarulhos, com suspeita de fratura do crânio.

 

Segundo a jornalista brasiliense Consuelo Badra, que viajava no avião da Transbrasil, "a asa do avião bateu na cabeça de um passageiro". Ela informou que os seguranças do aeroporto não quiseram liberar um mulher que havia fotografado o interior do avião em que viajava.

 

No dia seguinte, soube-se que a torre de controle havia autorizado as duas aeronaves a ocuparem a pista 27 do aeroporto.

 

Segundo informações, o avião da Vasp deveria ter aterrissado no lado esquerdo da pista e não no direito, onde houve o choque.

 

Foi levantada a hipótese de falha no ILS (Instrument Landing System), equipamento de orientação para pouso por instrumentos, feito sob más condições meteorológicas, mas o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, José Caetano Lavorato, e o presidente da Associação dos Pilotos da Transbrasil, Carlos Camacho, alinharam seis fatores que podem ter levado o piloto do Boeing da Vasp, o comandante Cesar Luquet de Freitas a pousar na pista errada. Veja no trecho da reportagem abaixo:

 

 


 

 Folha de S.Paulo, 26.02.89

 

 

 

 

Folha de S.Paulo, 28.02.89

 

 

 

Folha de S.Paulo, 01.03.89

 

Folha de S.Paulo, 02.02.89

 


 

17.02.1989

Serv-Jet

Dassault Falcon 10

Prefixo: PT-ASJ

 

A aeronave saiu da pista durante a aterrissagem no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e caiu na Baia da Guanabara. Os dois ocupantes saíram ilesos.

 


 

08.01.1989

Marinha do Brasil

Agusta/Sikorsky AS-61D-3 (ASH-3D)

Prefixo: N-3014

 

 

Acidente com a aeronave SH-3ª, N-3014, após a decolagem "cross deck" noturna no NAel "Minas Gerais" (antigo porta-aviões), perdendo a altitude e caindo na água próximo ao navio, com a perda da aeronave e de dois tripulantes.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, ASN, Wikipédia e FAB.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte

qu
. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva