CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

DETALHES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 2006

MENU


PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

BRASIL

.
ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO
.

ACIDENTES

DA TAM

.

VÍDEOS DE

ACIDENTES

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO BRASIL

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO MUNDO

.
CAIXA-PRETA
.
ACIDENTES HISTÓRICOS
.
ACIDENTES HELICÓPTEROS
.

A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM

.

O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL

.
AEROPORTOS
.
AERONAVES
.

EMPRESAS

AÉREAS

.
CURIOSIDADES
.
LOGOMARCAS
.
SELOS POSTAIS
.

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS

.
.ARTIGOS
.
LINKS
.
FAÇA SUA ESCUTA AÉREA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
ATC- Faça sua escuta aérea
.

 .

Assine meu

Livro de Visitas

.

.
SITE DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
O ARQUIVO DO FUTEBOL
.
Quer ser um site parceiro?
.

ANUNCIE

NESTE SITE

.

SOBRE O AUTOR

E SUAS FONTES

.
SOBRE O SITE
.
FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
.

02 JAN - Particular - PA-34-220 T - PT-WRT

A aeronave decolou de Campo Grande - MS (SBCG) para o Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, tendo a bordo o piloto e três passageiros, um deles uma criança de dez anos. O plano de voo IFR que estava sendo utilizado foi cancelado nas proximidades do município de Sorocaba - SP, iniciando-se a partir daí uma descida constante e suave.

 

Faltando cinco minutos para o pouso, o piloto foi questionado pelo Controle de Tráfego Aéreo quanto à sua visualização de obstáculos presente em sua rota, mas não houve resposta e, em seguida, o contato radar com a aeronave foi perdido.Os destroços incendiados da mesma foram localizados na Serra da Cantareira, tendo falecido no acidente o piloto e um dos passageiros. A criança e o outro passageiro sobreviveram.

 


 

02 JAN - PEC Táxi Aéreo - EMB-711 (Corisco) - PT-NCO

A aeronave decolou do Aeroporto Julio César (SBJC), em Belém - PA para o Aeroporto de Oiapoque - PA. A cerca de 50 NM do destino o piloto, única pessoa a bordo, notou uma forte vibração na aeronave, que diminuía quando a potência do motor era reduzida e tornava a crescer quando a potência era aumentada.

 

Em vista disso, temendo cair na mata, o piloto optou por realizar um pouso de emergência na rodovia BR-156, próximo ao município de Caciporé - AP. Porém, durante o pouso a aeronave colidiu sua asa direita em uma árvore e a esquerda em um barranco, sofrendo danos graves. O piloto, entretanto, permaneceu ileso.

 


 

12 JAN - Aero Agrícola Alegrete - Cessna A-188 B - PR-BSM

A aeronave, com apenas seu piloto a bordo, realizava aplicação de fertilizante agrícola em uma plantação de arroz. Ao final de uma passagem, ao se aproximar de um bosque de eucaliptos, sentiu uma corrente de ar descendente.

 

Tentou aplicar potência para manter a altura e desviar-se mas, não obtendo sucesso, iniciou uma curva à direita. Ainda assim, percebendo que colidiria com as árvores, procurou cabrar a aeronave para reduzir a velocidade, sofrendo em seguida os impactos, que danificaram gravemente a aeronave. O piloto sofreu ferimentos leves.

 


 

16 JAN - ASA Aviação e Serviços Aeroagrícolas - PA-25-260 - PT-WBI

A aeronave decolou do aeródromo de Catanduva - SP (SDCD) para realizar a pulverização de defensivo agrícola sobre uma plantação de soja no município de Novo Horizonte - SP, distante aproximadamente 20 NM.

 

Com cerca de 15 minutos de voo, pouco antes de atingir o destino, o motor apresentou falha, tendo o piloto decido por um pouso de emergência em um campo arado. No procedimento, a aeronave tocou repetidamente o solo até pilonar, parando de dorso, após sofrer danos graves. O piloto nada sofreu.

 


 

16 JAN - VARIG - Boeing 737-300 - PP***

 

16 JAN - TAM - Fokker 100 - PT***

 

Em 16 de janeiro, a cerca de 65 quilômetros a sudoeste de Curitiba, foi registrado o primeiro incidente. Um Boeing 737 da Varig tinha saído do Afonso Pena com destino a Porto Alegre. Um outro avião, um Fokker 100 da TAM, saiu de Buenos Aires para Curitiba. No meio do caminho, o TCAS, o radar das aeronaves, indicou a aproximação dos dois aviões.

 

O centro de controle percebeu o problema e instruiu os aviões, mas o avião da Varig efetuou uma manobra errada. “O comandante da Varig, em vez de fazer uma curva para a direita, para se distanciar ainda mais do Fokker 100, ele fez uma curva para a esquerda, indo justamente de encontro”, afirmou o controlador de voo.

 

Os dois jatos passaram muito perto um do outro: menos de mil pés, ou cerca de 300 metros, a distância mínima recomendada no espaço aéreo. Faltou pouco para uma tragédia.

 


 

20 JAN - Interavia Táxi Aéreo - Cessna 560XL Citation Excel - PP-JGV

A aeronave decolou do Aeródromo Santos Dumont, RJ (SBRJ), com destino ao Aeródromo de Congonhas, SP (SBSP), com dois pilotos e um passageiro a bordo, para um voo de traslado.

 

Na subida para o FL280, o piloto observou o aumento na ITT do motor 1, em torno de 30°C e do Fuel Flow em 100lb. Após o nivelamento, a tripulação constatou redução na ITT do motor 1, acompanhada de aumento no Fuel Flow.

 

Durante a descida, a tripulação desconfiou de possível vazamento de combustível. O alarme de fogo do motor 1 acendeu e a tripulação relatou ter realizado os procedimentos previstos em checklist. O piloto cortou o referido motor, vindo a pousar somente com o motor direito. Não houve a propagação de incêndio.

 

A prioridade para pouso foi concedida pelo APP-SP e pouso foi realizado somente com um motor e com sucesso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

 

Os pilotos e o passageiro saíram ilesos. A aeronave teve danos graves no motor esquerdo.

 


 

21 JAN - Aerodoor Propaganda Aérea - Cessna 170-A - PT-AGT

A aeronave decolou ao aeródromo de Encanta Moça (SNEM), em Recife - PE para um voo local de reboque de faixa publicitária, levando apenas seu piloto. Após decolar, a aeronave aproximou-se do aeródromo em voo rasante com o objetivo de “pescar” a faixa.

 

Durante o engate, porém, ocorreu um problema no sistema de sustentação da faixa no solo e a aeronave entrou em uma situação de pré-estol, vindo a colidir com o solo numa atitude de nariz baixo e asa inclinada à esquerda. A aeronave ficou seriamente avariada e o piloto sofreu ferimentos leves.

 


 

21 JAN - Aero Agrícola Caiçara - PA-25-235 - PT-BII

A aeronave decolou de São Félix do Xingu - PA (SNFX) com destino ao aeródromo Aeroxingu (SNZE), em Altamira – PA, tendo a bordo o piloto e três passageiros. Após 70 minutos de voo, nivelado a 7.500 pés e a cerca de 50 NM do destino, ocorreu a quebra de uma pá da hélice, ocasionando forte vibração no motor.

 

Percebendo que estava perdendo o controle da aeronave, o piloto cortou o motor e iniciou os preparativos para um pouso forçado. Durante esse procedimento, realizado em uma região de mata, ocorreu o choque da aeronave com a copa das árvores, seguido de uma colisão em atitude picada com o solo, resultando em graves danos à aeronave. O piloto teve lesões graves e os demais ocupantes lesões leves.

 


 

15 FEV - Particular - Cessna C-208 (Caravan) - PR-ITB

A aeronave, um hidroplano conduzido apenas por um piloto, realizava um voo de transporte de quatro passageiros do aeródromo de Jatapú (SJCW), em Urucará - AM para o aeródromo de Flores (SWFN), em Manaus - AM.

 

Durante o ouso, a aeronave tocou fortemente antes da pista, ocasionando a fratura e desprendimento do conjunto de rodas do trem-de-pouso direito. Após três toques na pista, a aeronave parou desalinhada com o eixo da pista., tendo sofrido danos graves. Os cinco ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

18 FEV - SERAGRI Serviços Aero Agrícolas - PA-25-235 - PR-ABE

A aeronave, tendo apenas o piloto a bordo, decolou de uma área de pouso eventual operada pela SERAGRI para realizar um voo de calibração do equipamento de pulverização agrícola.

 

Após cerca de dez minutos, o motor parou de funcionar e em seguida a aeronave chocou seu trem-de-pouso contra a copa de uma rvore, perdendo o controle, guinando à esquerda e chocando-se com o solo. A aeronave sofreu sérias avarias e o piloto feriu-se sem gravidade.

 


 

18 FEV - BRASAG - Brasil Serviços Aeroagrícolas - EMB-202 (Ipanema) - PT-UIX

Retornando de um voo para a aplicação de defensivo agrícola, a aeronave efetuava o pouso na pista da Fazenda São Sebastião, em Querência do Norte - PR, quando o piloto perdeu o controle da mesma, desviando-se do eixo da pista e realizando um “cavalo de pau”.

 

Com isso, o trem-de-pouso esquerdo quebrou e a auda torceu, apresentando danos graves. O piloto, porém, nada sofreu.

 


 

28 FEV - SKY-AD Aeropublicidade - Cessna 170 A - PT-BVF

A aeronave decolou do Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no Rio de Janeiro - RJ para um voo de propaganda aérea. O voo envolvia duas aeronaves, cujas mensagens transcritas nas faixas publicitárias se complementavam, seguindo uma logo após a outra.

 

Quando voava sobre a orla da Praia de Copacabana, a aeronave que estava na retaguarda perdeu o controle, vindo a colidir com a água e submergindo em seguida. O piloto sofreu ferimentos graves.

 


 

03 MAR - CTA Cleiton Táxi Aéreo - EMB-810 D (Sêneca III) - PT-WEX

A aeronave decolou do Aeroporto de Flores (SWFN), em Manaus - AM, para um voo local de recheque, tendo a bordo o checador, o comandante checado e o co-piloto. Seriam realizados toques e arremetidas no Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus.

 

Em duas aproximações para o pouso, ao ser comandado o baixamento do trem-de-pouso, acendeu-se o alerta (luz) de “trem em trânsito”, mas o pouso e a arremetida ocorreram sem problemas, assim o recolhimento do trem após as arremetidas.

 

No retorno ao Aeroporto de Flores, após o pouso e terem sido percorridos cerca de 150 metros da rolagem, os tens recolheram, resultando em graves danos na aeronave. Os ocupantes, porém, nada sofreram.

 


 

07 MAR - Telma Aviação Agrícola - EMB-201 A (Ipanema) - PT-GSA

A aeronave decolou da Fazenda Brejão, no município de Campo Novo dos Parecis - MT para realizar uma pulverização de defensivo agrícola em uma lavoura de soja.

 

Ao enquadrar a final para efetuar uma passagem, a aeronave terminou por colidir com o terreno, sofrendo graves avarias. O piloto faleceu em conseqüência do impacto.

 


 

09 MAR - Particular - Cessna 210 L - PT-KNN

Os destroços dessa aeronave foram localizados por particulares nas imediações da Fazenda São Pedro, no município de Coxim - MS, na data acima. Não há, no entanto, nenhum registro sobre a procedência da mesma ou comunicação de acidente ou desaparecimento por parte do proprietário, portanto não se pode afirmar a data exata em que ocorreu o acidente.

 

As evidências encontradas são de pouso forçado com potência no motor em área de pasto, ao lado de uma estrada de terra. Após a parada da aeronave, teria ocorrido o incêndio da mesma, que consumiu cerca de 80 % de sua estrutura. Não foi possível até o momento estabelecer quantas pessoas estariam a bordo e, por conseguinte, se houve vítimas.

 


 

21 MAR - Particular - Cessna 182 P - PT-IZG

A aeronave decolou do Aeroporto de Boa Vista - RR (SBBV) para o aeródromo Pouso da águia (SWPD), em Bonfim - RR, tendo apenas o piloto a bordo. Cerca de cinco minutos após a decolagem o Controle de Tráfego Aéreo perdeu o contato radar com a aeronave.

 

Apesar de intensas buscas numa área da reserva indígena Yanomami, onde testemunhas afirmaram que a aeronave caiu, não foi possível localizar seus destroços, por tratar-se de região de mata fechada, o que inviabilizou o acesso ao local e a localização por sobrevoo. O corpo do piloto, porém, foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista.

 


 

21 MAR - Particular - Cessna 182 P - PT-JUM

A aeronave decolou de uma pista não homologada da Aldeia Pontal, com o piloto e quatro passageiros, com destino à Aldeia Cururuzinho, ambas localizadas no município de Apiacás - MT. Após 15 minutos de voo, o motor apresentou indicação de baixa pressão do óleo e o piloto optou por retornar à Aldeia Pontal.

 

Durante o regresso, ocorreu o estouro do motor, que começou a vibrar e lançar óleo no pára-brisa da aeronave, que realizou um pouso forçado no Rio São Tomé, onde submergiu. Todos os ocupantes conseguiram abandonar a aeronave e foram resgatados ilesos.

 


 

24 MAR - Particular – Beechcraft P-35 - PT-BSI

A aeronave decolou do Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá - MT com destino à Fazenda Aparecida do Norte (SWCY), em Nova Maringá - MT, com o piloto e um passageiro a bordo.

 

Durante a aproximação para o pouso, a aeronave colidiu com uma árvore próxima à cabeceira da pista, chocando-se em seguida violentamente com o solo, onde incendiou-se totalmente. Os dois ocupantes faleceram no acidente.

 


 

26 MAR - Global Aviação Agrícola - Air Tractor AT-401 - PR-ALF

A aeronave havia decolado da Fazenda Amanda, em Campo Novo dos Parecis - MT para um voo sobre uma área de lavoura dentro daquela fazenda.

 

Ao realizar uma manobra de retorno (balão) a baixa altura, a aeronave perdeu altitude e colidiu violentamente com o solo dentro dos limites da Fazenda Rincão.

 

A aeronave sofreu danos graves e o piloto faleceu em conseqüência do acidente.

 


 

31 MAR - TEAM - Transportes Especiais Aéreos e Malotes - Letecke Zavody 410 - PT-FSE

A aeronave decolou do Aeroporto de Macaé - RJ (SBME) com destino ao Aeroporto Santos Dumont (SBRJ), no Rio de Janeiro - RJ, tendo a bordo 2 tripulantes e 17 passageiros. Voando sob regras de voo visual, a tripulação solicitou ao Controle de Tráfego Aéreo autorização para descer a 2.000 pés, com o objetivo de evitar a entrada em uma formação de nuvens pesadas (mau tempo).

 

No último contato com o controle, após cerca de dez minutos, foi solicitada autorização para curvar à esquerda. Logo em seguida, a aeronave colidiu com a Serra São João, no município de Rio Bonito - RJ. Não houve sobreviventes e a aeronave ficou completamente destruída.

 


 

08 ABR - FAB - Força Aérea Brasileira - Neiva T-25C Universal - FAB 1837


A aeronave decolou da Base Aére do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino A Base Aérea de Pirassununga, em São Paulo, com dois tripulantes a bordo.

 

A aeronave caiu afundando na Baia de Sepetiba, no Rio de Janeiro, logo após a decolagem. O Brigadero Souza e Melo e Tenente Dantas foram resgatados com ferimentos leves. O avião foi resgatado de oito metros de profundidade

 

Em agosto de 2006, sob o comando do Brigadeiro do Ar Jorge Cruz de Souza e Mello a Academia doou à cidade de Pirassununga uma aeronave, sob matrícula 1837, como um símbolo da evolução daquela pioneira conquista na formação dos Cadetes Aviadores.

 

 

Ela foi instalada na Praça Ninho das Águias, situada na Av. Germano Dix, 465, no Jardim Carlos Gomes, em Pirassununga (SP).

 


 

12 ABR - Aeroclube de Concórdia - Aero Boero AB-115 - PP-FHU

A aeronave decolou do Aeroporto de Concórdia - SC (SSCK) para um voo local de treinamento, tendo apenas o piloto a bordo.

 

No retorno, durante o pouso final, a aeronave pendeu para a esquerda, saindo da pista e descendo por um barranco existente na lateral, fraturando seu trem-de-pouso. Excetuando-se esses danos, os restantes foram leves e o piloto nada sofreu.

 


 

05 MAI - Terral Táxi Aéreo - Aero Commander AC-50 - PT-IGL

A aeronave decolou do Aeroporto de Recife - PE (SBRF) com destino ao Aeroporto de Natal - RN (SBNT), com o piloto e um passageiro a bordo, para um voo de transporte de malotes bancários. Durante a curva base para a aproximação e pouso em Natal, ocorreu o apagamento do motor esquerdo.

 

A aeronave continuou para o pouso monomotor, porém sem conseguir manter a sustentação. Quando se encontrava a 600 pés de altitude, o motor direito também falhou e o piloto optou por embandeirar as hélices e realizar um pouso forçado em um campo aberto da Fazenda Carnaubinha, no município de São Gonçalo do Amarante - RN, sofrendo danos graves no procedimento. Os ocupantes sofreram ferimentos leves.

 


 

08 MAI - Particular - Beechcraft BE-V35-B Bonanza - PT-KEZ

A aeronave decolou do aeródromo de Alto Araguaia - MT (SIKG) com destino ao município de Mineiros - GO (SWME), tendo a bordo o piloto e três passageiros.

 

Testemunhas afirmaram que logo após a decolagem, a aeronave iniciou uma curva a baixa altura pela esquerda. Instantes depois, ouviu-se uma explosão decorrente da explosão originada do impacto da mesma contra o solo em uma área descampada de cerrado, a cerca de 400 metros da pista.

 

A aeronave ficou completamente destruída e os quatro ocupantes faleceram no local.

 

Entre as vítimas estão o assessor de gabinete da Prefeitura de Sorocaba (100 km de São Paulo), José Antônio Camargo, 42, e o secretário das Obras de Votorantim (102 km de SP), Ronaldo Kruger Pissini, 47.

 

O médico Cássio Loureiro Ferrari Júnior,48, e o piloto Oduvaldo Vaccari, 62, também morreram no acidente.

 

Os ocupantes do avião, proveniente de Sorocaba, estavam a passeio e passaram o final de semana na fazenda do secretário das Obras. O proprietário da aeronave foi identificado como José Benedito Negrão.

 

Segundo informações do Departamento de Aviação Civil, a inspeção anual do monomotor estaria vencida desde março de 2006.

 

 

Com informações da Folha de S.Paulo e Jornal Cruzeiro do Sul

 


 

15 MAIO - Tortuga Companhia Zootecnica Agraria - Beechcraft C90 - PT-OJU


 

A aeronave decolou do aeródromo de Campo de Marte, SP (SBMT), com destino ao aeródromo de Ribeirão Preto, SP (SBRP), às 06h22min, com um piloto e sete passageiros a bordo.

 

Durante a subida, ocorreu a falha do motor esquerdo e o piloto, em coordenação com os órgãos de controle de tráfego aéreo, prosseguiu em direção ao aeródromo de Bragança Paulista, SP (SBBP), para realizar um pouso de emergência.

 

Após o pouso, a aeronave ultrapassou os limites da pista, vindo a cair em um barranco, no prolongamento da cabeceira 16, do Aeroporto de Bragança Paulista (SP).

 

O piloto e os sete passageiros escaparam ilesos.

 


 

19 MAI - GOL - Boeing 737-800 - PR***

 

19 MAI - Particular - Cessna 180 Skywagon - PT***

Em 19 de maio, na região de Boituva, interior de São Paulo, o comandante Costa pilotava um Cessna 180, carregando um grupo de pára-quedistas.

 

“Quando eu voltei, um colega da área falou que o centro de controle de Curitiba tinha recebido uma informação de uma aeronave que estava passando e me viu e falou que passou um pouco perto”, descreveu o comandante Costa no programa.

 

A aeronave que estava passando era o voo 1696 da Gol, que ia de Curitiba para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Só que o avião estava num rumo errado, ele passava perto demais do Aeroporto de Boituva.

 

Segundo o relatório da Aeronáutica, os dois aviões não se chocaram por muito pouco. Passaram a apenas 150 metros um do outro, uma distância que, em aviação, é mínima.

 


 

30 JUN - VARIG - McDonnell Douglas MD-11 - PP***

 

30 JUN - FAB - EMB 120 Brasília - FAB***

Em 30 de junho no Aeroporto de Manaus, um MD-11 da Varig, que ia para o Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, levantou voo de uma das pistas.

 

Outro avião se preparava para pousar em outra pista. Por segurança, o controle de aproximação de Manaus pediu ao MD-11 que fizesse uma curva à direita após a decolagem.

 

O avião seguiu a ordem. Logo depois, o comando mandou o avião regressar à rota original. Só que o controlador não percebeu que havia outro avião levantando voo.

 

O avião, que partia do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, era um Brasília da Força Aérea Brasileira. Os dois aviões quase bateram no ar. Um dos pilotos do MD-11 escreveu mais tarde um e-mail para o setor da Varig responsável por segurança aérea. O assunto do e-mail? Risco de colisão.

 

No documento, o piloto diz que foi "surpreendido por um vulto no pára-brisa dianteiro. Era um avião Embraer 120, o popular Brasília”. O e-mail continua: "A aeronave passou, com toda a certeza, a menos de 50 metros da nossa.

 

Conseqüência: um tremendo susto, risco enorme de colisão e um silêncio na freqüência". “Silêncio na freqüência” quer dizer que o piloto não foi alertado pelo rádio da torre de controle sobre o risco de colisão.

 

A Aeronáutica negou que os aviões voem muito próximos uns dos outros, de acordo com a reportagem da Época. A posição oficial é que "o espaço aéreo brasileiro segue as regras internacionais de conduta".

 


 

14 AGO - Particular - Neiva EMB-711B - PT-NRR

A aeronave decolou do aeródromo Júlio César, PA (SBJC), com um piloto e três passageiros, com plano de voo visual (VFR) para Curralinho, PA, no entanto, efetuou pouso na pista da Serraria Lima.

 

Ao chegar àquela locaidade, na curta final para o pouso, ao desviar de uma árvore, a aeronave acabou tocando 80 metros antes da cabeceira 07.

 

Na corrida após o pouso, a asa esquerda colidiu contra uma vegetação, fazendo com que a aeronave saísse da pista.

 

O piloto e os três passageiros saíram ilesos. A aeronave teve danos graves.

 


 

16 AGO - Luma Táxi Aéreo - Embraer EMB-810C - PT-RAA

A aeronave decolou do Aeródromo Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (SBBR), Brasília, DF, com destino ao Aeródromo de Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SBGR), São Paulo, SP, por volta das 15h45min (UTC), a fim de transportar valores, com dois pilotos e dois passageiros a bordo.

 

Com cerca de quarenta minutos de voo, no Nível de Voo (FL) 100, o motor n° 1 apresentou oscilação dos parâmetros e o comandante da aeronave realizou o corte e o embandeiramento do motor.

 

O avião iniciou um voo descendente com razão de, aproximadamente, 300ft/min.

 

A tripulação tentou prosseguir para o Aeródromo Ten Cel Av César Bombonato (SBUL), Uberlândia, MG. Entretanto, o comandante julgou que não seria possível chegar àquela localidade, optando por pousar em um campo arado no munícipio de Araguari, MG.

 

A aeronave teve danos substanciais. Os dois tripulantes e os dois passageiros saíram ilesos.

 

Tratava-se de um voo entre SBBR e SBGR, a fim de transportar 150kg de ouro em barras e dois homens que realizavam a segurança da carga.

 


 

20 AGO - Fuerza Aérea del Perú (FAP) - Cessna A-37B Dragonfly - FAP 117

Dois pilotos da Força Aérea do Peru morreram em Porto Velho (RO) na queda do avião em que estavam, pouco após decolarem do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho (RO).

 

Segundo informações da Base Aérea de Porto Velho, por meio de seu centro de comunicação social, o caça A37B Dragonfly caiu a cerca de 200 metros da cabeceira da pista, por volta das 10h55, na área do aeroporto.

 

A aeronave se incendiou após a queda e os dois corpos foram encontrados carbonizados. As identidades dos dois militares peruanos não foram reveladas.

 

O caça havia partido de Porto Velho com destino à cidade de Anápolis (57 km de Goiânia). Na cidade goiana, a aeronave participaria de uma operação conjunta com a Força Aérea Brasileira.

 

Outras duas aeronaves do Peru estavam no aeroporto. Com a queda do avião, uma clareira foi aberta na mata que circunda o local.

 

Com informações da Folha de S.Paulo e ASN

 


 

24 AGO - Particular - Cessna T210N - PT-OUY

A aeronave decolou do Aeródromo de Flores (SWFN), no Município de Manaus, AM, às 12h30min (UTC), com destino ao Aeródromo de Borba (SWBR), AM, para realizar um voo de treinamento de toque e arremetida, com um piloto e um passageiro a bordo.

 

Após realizar a quarta arremetida de SWBR para um novo procedimento, a aeronave ultrapassou o limite lateral esquerdo da pista, chocando-se contra uma cerca e depois contra o solo, vindo a incendiar-se em seguida.

 

O piloto sofreu lesões graves e o passageiro sofreu lesões leves. A aeronave ficou totalmente destruída.

 

 


 

13 SET - Particular - Cessna 182M Skylane - PT-AOT

A aeronave decolou do aeródromo de Cavalcante, GO (SWCW), com destino ao aeródromo de Formosa, GO (SWFR), às 17h, com um piloto e três passageiros a bordo.

 

Após 35 minutos de voo, a aeronave pousou em uma fazenda, na Serra da Boa Vista (GO). Após a permanência de duas horas no solo, aproximadamente às 19h30min, a aeronave decolou com destino ao aeródromo de Formosa (SWFR).

 

Com cerca de 50 minutos de voo, o motor da aeronave parou de funcionar. O piloto, ao perceber que não teria condições de alcançar o aeródromo, optou por realizar um pouso de emergência na rodovia GO-116.

 

Na corrida após o pouso, o piloto perdeu o controle direcional da aeronave, e acabou colidindo contra um mourão de uma cerca situada à margem da rodovia.

 

A aeronave sofreu danos graves. O piloto e os três passageiros saíram ilesos.

 


 

14 SET - Particular - Aero Boero AB-115 - PP-GMV

A aeronave iniciou o procedimento de decolagem do aeródromo de Juiz de Fora (SBJF), MG, às 17h44min (UTC), para realizar um voo de instrução local, com um instrutor e um aluno a bordo.

 

Após atingir 40 MPH, ocorreu a perda da reta de decolagem. O instrutor retomou o controle e tentou voltar para a pista, mas não obteve sucesso. Após sair da pista, a aeronave chocou-se contra alguns obstáculos.

 

A aeronave teve danos substanciais na hélice e no motor. Os ocupantes saíram ilesos.

 


 

02 OUT - Litorânea Táxi Aéreo - Embraer EMB-720C Minuano - PT-EKA

Às 17h 30min, a aeronave decolou do Aeroporto de São Luiz (SBSL) com destino ao Aeródromo de Pinheiro - MA (SNYE), para realizar transporte de valores. Havia a bordo um piloto e dois passageiros.

 

Na reta final para o pouso em Pinheiro, a dois quilômetros da cabeceira 09, a asa esquerda da aeronave soltou-se, provocando a perda de controle em voo. A aeronave colidiu contra o solo, incendiando-se após o impacto.

 

Todos os três ocupantes da aeronave faleceram no local do acidente e a aeronave ficou destruída.

 

A empresa de transporte de valores Norsergel, que utilizava a aeronave, divulgou o nome dos dois funcionários que morreram: Eliovar de Jesus Santos e Jorge Maximiano Costa Campos.

 

Eles trabalhavam na Norsegel e levavam dinheiro do Banco do Brasil para a Prefeitura de Pinheiro e para outras cidades do Pantanal Maranhense.

 

A empresa aérea não divulgou o nome do piloto.

 


 

13 OUT - Alduino Coutinho de Souza - Piper PA-34-200 Seneca - PT-ISF

Em 13 de outubro de 2006, por volta de 19h40, horário padrão do Atlântico, o Piper PA-34-200, registro brasileiro PT-ISF, registrado e operado por um indivíduo, foi perdido devido ao contato de radar perto de Vitoria, no Espírito Santo.

 

As condições meteorológicas visuais prevaleceram e um plano de voo com regras de voo visual foi arquivado. Três das seis pessoas a bordo ficaram mortalmente feridas e o piloto e outras duas estão desaparecidos.

 

Dois dias depois, três corpos de pessoas a bordo foram localizados junto com destroços de aviões perto da Praia de Manguinhos, em Vitória.

O bimotor era pilotado pelo major-dentista da reserva da Aeronáutica Alduíno Coutinho de Souza, de 48 anos.

Os corpos encontrados foram identificados como Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, 48, Alduíno Oliveira de Souza, 26, respectivamente mulher e filho do oficial, e Luana Pimentel Guimarães Santos, 25, namorada de Alduíno Oliveira.

Também estavam na aeronave o outro filho de Alduíno, Rafael Oliveira de Souza, 24, e sua namorada, Fátima Campos Lopes, 26.

O voo teve origem no Aeroporto de Goiabeiras, em Vitoria (ES), no início do dia, por volta de 19h30. A família passaria o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida em Porto Seguro (BA).


19 NOV - Particular - Embraer EMB-810D Seneca III - PT-RST

A aeronave decolou do aeródromo de Vila Rica, MT (SWVC), localizada no município de Nova Ponte, MT, para o aeródromo Nacional de Aviação (SWNV), localizada no município de Goiânia, GO, para realizar um voo de transporte, com um piloto e seis passageiros a bordo.

Durante o pouso na cabeceira 31 de SWNV, o piloto perdeu o controle da aeronave e tocou a hélice direita na pista. O piloto decidiu por realizar uma arremetida para novo tráfego.

Após a arremetida, houve perda de controle, com a aeronave guinando à direita, a baixa altura e velocidade, até chocar-se contra duas casas aproximadamente, 1 km à esquerda da cabeceira 13.

No momento da queda, o trem de pouso, que ainda estava baixado, rasgou o telhado das casas e afundou sobre o forro que era do tipo “estuque” (uma espécie de gesso). Isso ajudou a desacelerar a aeronave de forma progressiva, evitando maiores lesões aos ocupantes.

O piloto e cinco passageiros saíram ilesos, enquanto um passageiro sofreu lesões leves.


24 NOV - Particular - Embraer EMB-810D Seneca III - PT-RST

A aeronave decolou do aeroporto Val-de-Cans, em Belém, no Pará, em direção ao Aeroporto de Altamira, também no Pará, levando a bordo três tripulantes e 15 passageiros.

Na aproximação para o pouso, o Embraer EMB-120ER Brasília sofreu danos substanciais causados por vários ataques de pássaros na aproximação final à pista 25 em Altamira.

A aeronave pousou com força pouco antes da cabeceira da pista. Em seguida, ela saltou e pousou na pista, causando sérios danos à fuselagem.


25 NOV - Particular - Cessna 150L - PT-OYF

A aeronave decolou da pista 32 do aeródromo de Bauru, (SBBU), para realizar um voo de treinamento, com um aluno e um instrutor a bordo.

Na perna do vento de SBBU (través da cabeceira), segundo reportado pelo aluno, o instrutor simulou uma pane no motor, por meio da redução do manete da mistura, ocasionando o corte do motor.

Como não foi possível o reacendimento do motor, e a aeronave estava muito afastada da pista em razão do forte vento, foi realizado um pouso de emergência em um terreno não preparado, fora da área do aeródromo.

O instrutor sofreu ferimentos leves e o aluno saiu ileso. A aeronave teve danos graves.


26 NOV - Particular - Raytheon Hawker 400XP - PR-MMS

A aeronave, com dois tripulantes, pousou em Apucarana, PR (SSAP) às 13h35min HBV, proveniente de Congonhas, SP (SBSP), a fim de transportar passageiros para São Paulo.

A aeronave foi alugada por empresários estrangeiros que faziam uma visita de negócios a Apucarana.

Havia muitas pessoas no pátio de manobras e, dentre elas, fotógrafos e cinegrafistas registrando a chegada da aeronave, o embarque dos passageiros e a decolagem.

O piloto iniciou a corrida de decolagem às 14h15min HBV e logo após a saída do solo, ocorreu a colisão, aparentemente, com o trem de pouso, contra o cinegrafista Éverson Laurindo, de 26 anos, posicionado no centro da pista, que teve morte instantânea.

A vítima tinha sido contratada pelo grupo para registrar a viagem dos empresários e estava na pista do aeroporto.

Os dois pilotos e os cinco passageiros saíram ilesos do acidente. A aeronave prosseguiu o voo até o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SBSP).

Imagens da câmera do cinegrafista mostram que ele estava no meio da pista do aeroporto em Apucarana (PR) na hora do acidente. De acordo com o delegado Cássio Wzorek, que apreendeu a câmera de Laurindo, o rapaz estava em local não permitido.


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: ASN, Wikipédia e CENIPA.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2007 E 2008

Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2005

 
. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva