CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

DETALHES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1999

MENU


PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

BRASIL

.
ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO
.

VÍDEOS DE

ACIDENTES

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO BRASIL

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO MUNDO

.
CAIXA-PRETA
.
ACIDENTES HISTÓRICOS
.
ACIDENTES HELICÓPTEROS
.

A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM

.

O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL

.
AEROPORTOS
.
AERONAVES
.

EMPRESAS

AÉREAS

.
CURIOSIDADES
.
LOGOMARCAS
.
SELOS POSTAIS
.

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS

.
.ARTIGOS
.
LINKS
.
FAÇA SUA ESCUTA AÉREA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
ATC- Faça sua escuta aérea
.

 .

Assine meu

Livro de Visitas

.

.
SITE DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
O ARQUIVO DO FUTEBOL
.
Quer ser um site parceiro?
.

ANUNCIE

NESTE SITE

.

SOBRE O AUTOR

E SUAS FONTES

.
SOBRE O SITE
.
FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
.

 

03 JAN - Antonov Airlines - Antonov AN-22 - UR-09307

 

Um avião cargueiro russo, modelo Antonov, pesando 140 toneladas, fez uma aterrissagem de emergência, no Aeroporto dos Guararapes, depois de sofrer problemas mecânicos.

 

O trem de pouso recolheu e a aeronave se arrastou por cerca de 700 metros antes de conseguir parar.

 

O acidente aconteceu às 5h45 e interditou a pista principal do aeroporto. Até o início da noite estava sendo aguardado um equipamento do Rio de Janeiro para retirar a aeronave. Por mais de seis horas, as decolagens e aterrissagens ficaram suspensas.

 

No final da manhã, foram autorizadas as operações com aviões de pequeno porte, mas às 17h37 o aeroporto foi completamente fechado. Muitos voos foram transferidos para o aeroporto de João Pessoa.

 

Fonte: Abrapiv

 


 

09 JAN - Aero Agrícola - EMB 201 A Ipanema - PT-GZY

 

Após decolar da Fazenda Jatobá, no município de Sorriso - MT, para um voo de pulverização sobre uma lavoura de arroz, a aeronave realizou um pouso forçado, seguido de incêndio na aeronave, que sofreu perda total.

 

O piloto saiu ileso.

 


 

23 JAN - Space Publicidade Aérea - Cessna 170 B - PT-AUM

 

O piloto realizou um pouso forçado na praia do Leblon, no litoral do Rio de Janeiro, ferindo duas pessoas que se encontravam na faixa de areia e foram atingidas pela faixa rebocada pela aeronave.

 


 

28 JAN - Aviação Agrícola Banatti - EMB 721 C Sertanejo - PT-EOY

 

O piloto decolou de Aeroporto de Ponta Grossa - PR (SBGS), que encontrava-se fechado, devido a forte nevoeiro. Após entrar na camada de nuvens, perdeu o controle, vindo a colidir com o solo.

 

A aeronave sofreu perda total e o piloto faleceu.

 


 

01 FEV - Aero Base Táxi Aéreo - EMB 810C Seneca II - PT-EQZ

 

O piloto decolou de Brasília (SBBS) com destino a Goiânia (SBGO), com plano de voo IFR, às 22:55 Z.

 

Nesse tipo de operação, é obrigatória a presença de dois pilotos (Cmte. + co-piloto), porém foi realizada com apenas um piloto.

 

A aeronave caiu sobre uma casa próxima ao aeroporto de destino, explodindo.

 

O piloto e os três passageiros faleceram no acidente.

 


 

02 FEV - Nortema Táxi Aéreo - Britten Norman 2A 9 - PT-KNM

 

Durante acionamento (partida) do motor esquerdo, com a intenção de decolar do Aeroclube de Rondônia (SWRO), houve início de fogo no motor.

 

Não havia elemento com extintor de incêndio a postos durante o procedimento de partida, e a aeronave foi consumida pelo fogo.

 

O Cmte. não estava habilitado para o modelo do avião, cujo Certificado de Aeronavegabilidade estava cancelado. A aeronave teve perda total.

 

O piloto e os três passageiros saíram ilesos.

 


06 MAR - Particular - Beech Bonanza V35B - PT-DQH

 

A aeronave decolou da Fazenda Copacabana, no município de Campo Alegre - GO, e realizava voo de pulverização em lavoura de soja, quando sofreu perda de controle e colidiu com o solo.

 

O piloto estava com os Certificados de Habilitação Técnica (CHT) e de Capacidade Física (CCF) vencidos.

 

A aeronave teve perda total e o piloto faleceu em conseqüência do acidente.

 


 

16 MAR - Particular - Cessna 172B - PT-BMI

 

A aeronave decolou do Aeroclube de Pirassununga - SP (SDPY) e, após 2 horas de voo, houve parada do motor e o piloto tentou um pouso de emergência, colidindo com árvores e uma antena de TV e chocando-se com o solo em Taubaté (SP).

 

O piloto faleceu e a passageira sofreu ferimentos graves, vindo a falecer 24 dias depois.

 


 

21 MAR - Aeroclube de Guaratinguetá - AB 180 - PP-GAL

 

Durante a decolagem do Aeroclube de Guaratinguetá - SP, ocorreu parada brusca do motor.

 

O piloto tentou retornar à pista, vindo a colidir com uma cerca e capotando, em seguida.

 

A aeronave sofreu danos graves, e os dois ocupantes feriram-se levemente.

 


 

23 MAR - No Limits Táxi Aéreo - Beech 65-A90 King Air - PT-OUL

Durante a decolagem do Aeroporto de Franca - SP, com mau tempo, a aeronave perdeu altura, vindo a colidir com o solo, a cerca de 1500 metros da cabeceira.

 

A aeronave sofreu danos graves.

 

Piloto e co-piloto faleceram no local do acidente.

 


 

28 MAR - Particular - EMB 720D Minuano - PT-RRX

 

Após decolar do Aeroporto de Santarém - PA (SBSN) com destino a Óbidos - PA (SBTS), a aeronave teve parada de motor e realizou um pouso forçado no Lago Grande do Curuai, distante cerca de 35 km de Santarém, submergindo em seguida.

 

O piloto saiu ileso.

 


 

30 MAR - Meta Mesquita Táxi Aéreo - EMB-110 (Bandeirante) - PT-LNW

 

Durante a corrida de decolagem de uma pista não homologada no município de Tapauá - AM, com dois tripulantes e dez passageiros a bordo, a aeronave perdeu a reta e saiu da pista para a esquerda.

 

Chegou a ganhar uma pequena altitude, mas terminou por colidir com uma elevação do terreno.

 

Os ocupantes saíram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.

 


 

07 ABR - Manacá Táxi Aéreo - Gates Learjet 24D - PT-LEM

 

Durante voo de cheque, em que era realizado treinamento de toque e arremetida, a aeronave perdeu o controle ao efetuar um pouso no Aeroporto de Ribeirão Preto - SP (SBRP), vindo a colidir com o solo na posição de dorso, e incendiando-se em seguida.

 

Os cinco ocupantes faleceram no local.

 

Clique aqui para ler mais sobre esse acidente

 

PARTE DO RELATÓRIO OFICIAL (CENIPA):

 

CONCLUSÃO

 

Fator Humano – Aspecto Psicológico - Contribuiu.

 

Houve a participação de variáveis psicológicas individuais no desempenho do piloto em comando, pelo excesso de autoconfiança e auto-exigência no seu comportamento costumeiro, além da dissimulação com relação a sua real qualificação para o tipo de voo. A personalidade com traços de permissividade e insegurança do co-piloto, também contribuiu para a ocorrência, na medida em que permitiu que a aeronave fosse operada por um piloto não qualificado, sem vínculo empregatício com a empresa.

 

Fator Operacional:

 

(1). Deficiente Supervisão – Contribuiu.

 

Houve falta de supervisão adequada da empresa Manacá Táxi Aéreo, na medida em que permitiu a realização de re-cheque para um tripulante que estava há um ano sem operar o tipo de aeronave e há 4 meses sem realizar qualquer tipo de voo, além de não possuir vínculo empregatício com a referida empresa. Há que se considerar, também, a falha de supervisão em nível organizacional, devido à emissão, pelo DAC, de um CHT incorreto, ensejando a possibilidade da sua utilização para a revalidação de licença em aeronave para a qual o piloto não estava habilitado a exercer a função de comandante.

 

(2). Pouca Experiência de Voo na Aeronave – Contribuiu.

 

Toda a seqüência de eventos teve início com erros de pilotagem decorrentes da falta de experiência de voo do piloto na cadeira da esquerda.

 

(3). Deficiente Coordenação de Cabine - Contribuiu.

 

A inadequada utilização dos recursos de cabine destinados à operação da aeronave, em virtude de um ineficaz cumprimento das tarefas afetas a cada tripulante, além do conflito interpessoal decorrente da intervenção do co-piloto na operação do piloto em comando, na fase final de aproximação, já próximo ao toque da aeronave no solo, configuram a colaboração deste fator para o acidente.

 

(4). Deficiente Aplicação dos Comandos – Contribuiu.

 

A utilização em amplitude inadequada dos comandos da aeronave, por parte do piloto em comando, efetuando correções excessivas de ailerons na fase da aproximação final, próximo ao pouso.

 

(5). Outros Aspectos Operacionais – Contribuíram.

 

O piloto era qualificado como co-piloto no equipamento, porém devido a um erro de digitação, foi-lhe emitida uma CHT de piloto. Desta forma, a situação e operação do piloto em questão eram totalmente irregulares.

 

Recomendações de Segurança de Voo:

 

O Sub-departamento Técnico do DAC deverá: determinar a realização de estudos no sentido de possibilitar a inserção no banco de dados dos CHT emitidos, mais informações relativas à escola de formação, aeronaves voadas e horas de voo registradas dos pilotos; criar dispositivos de controle na emissão dos CHT, que evitem falhas inadvertidas e possam gerar alterações significativas nos dados operacionais dos tripulantes; realizar estudos no sentido de viabilizar a obrigatoriedade da realização em simulador (RBHA 121, RBHA 135.347 E apêndice “H”) de voos de cheques e re-cheques em aeronaves de alta performance, de modo a se evitar os riscos decorrentes da operação de tais equipamentos.

 

A DIPAA deverá realizar seminários e palestras visando a cientificar os pilotos e proprietários de aeronaves da aviação geral, das conseqüências advindas de um acidente aeronáutico, ante as irregularidades constatadas durante a investigação do acidente; divulgar este acidente a todos os INSPAC do DAC como forma de elevar a percepção dos mesmos quanto à necessidade de um real conhecimento da qualificação das tripulações que irão realizar os respectivos voos de verificação; imediatamente, usar didaticamente este acidente nos cursos de INSPAC, conduzidos pelo IAC, nos tempos alocados à difusão de matérias ligadas à Segurança de Voo.

 

Os SERACs deverão alertar as empresas de táxi aéreo para que estas adotem mecanismos que inibam a realização de cheques e re-cheques de pilotos que não possuam vínculo empregatício com as mesmas; analisar a possibilidade de ser exigida experiência recente para a solicitação de re-cheques em aeronaves, cujos proprietários e/ou empresas não possuam programa de treinamento para seus pilotos, de forma a impedir que esses tipos de voo sejam realizados com defasagem de tempo muito longa (anualmente), e tal fato possa por em risco a segurança de voo.

 

A Empresa Manacá Táxi Aéreo, caso volte a operar aeronaves, deverá solicitar ao SERAC-4 a possibilidade de inclusão de um de seus pilotos para a realização do Curso de Segurança de Voo – Módulo Prevenção, no CENIPA; divulgar esta ocorrência para todo o seu quadro de tripulantes; criar mecanismos de supervisão para controlar seus voos de cheques e re-cheques, no sentido de realizá-los somente com pessoal de seu quadro de pilotos que possuam vínculo empregatício.”

 


 

14 ABR - Jet Sul Táxi Aéreo - Beech A100 King Air - PT-LZA

 

A aeronave realizava o trecho Foz do Iguaçu (SBFI) - Curitiba (SBCT), quando teve que fazer um pouso forçado num sítio próximo ao município de Irati - PR.

 

A aeronave teve perda total, o comandante sofreu ferimentos leves e o co-piloto saiu ileso.

 


 

10 MAI - Particular - Cessna T210L - PT-IRK

 

A aeronave decolou de Ji-paraná - RO para um voo noturno, com destino à Fazenda Urupa, próxima ao município de Mirante da Serra, colidindo com um morro da região.

 

O piloto faleceu no local, e a aeronave sofreu perda total.

 


 

12 MAI - Particular - Cessna 172G - PT-COD

 

A aeronave decolou da aldeia indígena de Muigaracu (pista não homologada), no Pará, com destino a São Félix do Xingu (SNFX), com piloto e três passageiros (índios) a bordo.

 

Encontrando severas condições meteorológicas, desviou-se da rota, vindo a desorientar-se e colidir com o solo.

 

Os quatro ocupantes faleceram e a aeronave teve perda total.

 


 

01 JUN - Mato Grosso do Sul Táxi Aéreo - EMB 810D Seneca III - PT-VAR

 

O piloto decolou de Campo Grande - MS (SBCG) com plano de voo para Jataí - GO (SWJW), mas decidiu efetuar um pouso em uma fazenda (pista não homologada), próxima ao município de Chapadão do Sul - MS.

 

A tentativa de pouso se deu após o pôr-do-sol (09:09 Z), e a aeronave colidiu sua asa direita contra um poste da rede elétrica.

 

A aeronave teve perda total e o piloto sofreu ferimentos graves.

 


 

27 JUN - Particular - EMB 710 C Carioca - PT-NAB

 

O piloto estava taxiando para decolar de uma pista não homologada próxima ao município de Piracanjuba - GO.

 

Estava sendo realizada na cidade uma apresentação de aeromodelismo, encontrando-se muitas pessoas junto à pista.

 

Durante o táxi, a aeronave bateu a ponta de sua asa contra duas pessoas.

 

Um homem sofreu traumatismo craniano, vindo a falecer dias depois e uma mulher sofreu ferimentos leves.

 


 

28 JUN - Particular - Cessna 210 - PT-KST

 

A aeronave decolou da pista Continental (privada), próxima ao município de Altamira - PA, com destino a Gurupi -TO (SWGI).

 

Após 45 minutos de voo, nivelada no FL 055, o motor começou a falhar, devido a perda de pressão em decorrência de vazamento de óleo.

 

O piloto contatou outra aeronave, informando suas coordenadas e realizou um pouso forçado na mata, avariando seriamente a asa esquerda e a parte frontal da fuselagem.

 

O piloto nada sofreu.

 


 

09 JUL - VARIG - Boeing 727-41F  - PP-VLD

 

Um incêndio ocorrido em um dos hangares da Varig, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na noite de sexta-feira dia sete de julho de 1999, deixou vários funcionários da Varig feridos.

 

Eram eles: Carlos Reinaldo Carvalho da Silva e Fabiano Martins Ramos, que foram internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do setor de Queimados do Hospital de Pronto-Socorro (HPS), na capital gaúcha.

 

Uma terceira vítima do acidente, Leandro Wolf da Silva, foi internada no mesmo hospital em situação descrita como "grave".

 

Além dos três funcionários levados ao HPS, mais uma vítima esteve no Hospital Cristo Redentor, naquela noite.

 

O acidente, segundo informações prestadas pela empresa, ocorreu às 21h30 de anteontem, quando era feita a limpeza do compartimento de cargas de um avião dos Boeing 727 da empresa, o PP-VLD, estacionado no interior do hangar 4.

 

Um grupo de 15 pessoas trabalhava dentro e nas imediações do avião. Segundo o engenheiro Alexandre Marinksek, da Varig, ouvido pelo jornal, "Os funcionários estavam fazendo a limpeza do porão e preparando o Boeing para a manutenção".

 

Marinksek descreveu o episódio como "um acidente de trabalho" provocado por um "princípio de incêndio" no porão.

 

Ele acreditava que as vítimas mais graves devem ter tido dificuldade para sair do porão, onde apareceu o fogo.

 

As chamas não duraram mais do que "uns cinco minutos", segundo Marinksek, sendo logo dominadas.

 

"A empresa abriu uma sindicância para apurar o que realmente aconteceu", comentou.

 

A equipe de perícia da polícia gaúcha examinou o Boeing, mas até hoje não se sabe o resultado da perícia.

 

O trijato de matrícula PP-VLD foi entregue à companhia brasileira em 1970 e, quase 20 anos depois, já em 1989, foi convertido de avião de passageiros para cargueiro. Repassado para a divisão de cargas da empresa, a VARIG Carga, que mais tarde se tornaria a VARIG LOG, voou até 2006 antes de ser aposentado.

 

O PP-VLD no Aeroporto Salgado Filho em 23.09.19 (Foto: xfwspot)

 

Em outubro de 2020, um grupo de ex-funcionários da Varig arrematou a aeronave por R$ 85 mil em um leilão, evitando que ela terminasse como ferro-velho a ser destruída.

 

Em novembro de 2020, liderados por Rubem Oscar Bürgel, ex-engenheiro de voo da Varig, o grupo criou o projeto VARIGVIVE, para levantar fundos e condições para que o jato fosse transportado e restaurado, para futuramente ser exposto e aberto à visitação pública no futuro Memorial da Viação Aérea RioGrandense da Associação de apoiadores VARIGVIVE.

 

Pouco mais adiante, já em janeiro de 2021, a Associação VARIGVIVE e o Grupo H2 confirmaram a escolha da cidade de Nova Petrópolis para receber o empreendimento turístico, que será localizado próxima à estrada RS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial.

 

Enquanto aguarda os trâmites burocráticos autorizando a remoção e transporte, a fuselagem do avião foi vandalizada por pessoas que invadiram o local em que o Boeing 727 estava armazenado e teve roubadas peças de valor histórico inestimável. Felizmente, poucos dias depois os itens foram recuperados.

 

Em dezembro de 2021, após resolvidos todos os trâmites quanto ao transporte da aeronave, ela foi levada para restauração da região do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, para o destino, na cidade de Nova Petrópolis (RS).

 

 

Com informações do site Aeroin

 


 

13 JUL - Potiguar Táxi Aéreo - EMB 720C Minuano - PT-RCS

 

A aeronave havia abastecido e decolado de Rio Branco - AC (SBRB), pousado em Pauini - AM (SWUI) e estava retornando, sem realizar novo abastecimento (o aeroporto de Pauini não possui bomba de combustível), a Rio Branco com quatro pessoas a bordo.

 

Quando realizava a aproximação para Rio Branco, já visualizada pela TWR, a aeronave apresentou falha de motor, que parou em seguida, com pane seca.

 

O piloto realizou um pouso em uma estrada, a cerca de 4 km da cabeceira da pista de SBRB.

 

A aeronave bateu com a asa direita em uma cerca, quebrou seu trem-de-pouso e chocou-se com uma árvore., sofrendo danos graves.

 

Os quatro ocupantes saíram ilesos.

 


 

20 JUL - Scheffer do Ituxi Ind. e Com . Ltda. - Piper - PA23-250 (Aztec) - PT-DQP

 

A aeronave bimotora Aztec decolou de uma pista registrada, na Fazenda Ituxi, Estado de Rondônia, com três pessoas a bordo, destino ao Aeroclube de Porto Velho (SWRO) quando, nivelada no FL 055, experimentou falha no motor direito (trepidação e queda da pressão do óleo).

 

O piloto optou pelo seu corte e embandeiramento e prosseguiu monomotor quando, segundo ele, a aeronave começou a perder altitude, o que o levou a realizar um pouso forçado em uma estrada da região.

 

Na corrida após o pouso, foi obrigado a desviar a aeronave para a direita, para evitar uma colisão com um veículo que vinha em sentido contrário. Com a manobra, saiu da estrada, prosseguindo em terreno irregular até colidir com uma árvore, caindo também em uma vala.

 

A aeronave sofreu danos graves, perdendo seus trens-de-pouso e fraturando a asa esquerda. Os ocupantes nada sofreram.

 


 

04 AGO - Escola de Aviação Aero Agrícola Ltda. - EMB 201A Ipanema - PT-GXJ

 

A aeronave Ipanema decolou às 09:30 h (local) de Itápolis - SP (SDIO) transportando 300 litros de água, com o objetivo de realizar uma instrução de pulverização de defensivo agrícola.

 

Após voar cerca de 30 minutos e aproximadamente 7,5 km, preparando-se para a pulverização sobre um canavial, a aeronave fez uma curva à esquerda, quando perdeu sustentação (estolou) e veio a colidir com o solo.

 

O piloto saiu gravemente ferido e a aeronave sofreu sérios danos.

 


 

13 AGO – Particular – Cessna 310Q – PT-KCO

 

O voo que teve sua origem no aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), às 20h00, do dia 12 de agosto, com destino a Itaituba (PA), tendo sido realizadas escalas em Bragança Paulista-SP e Rio Verde-GO.

 

Após a decolagem da localidade de Rio Verde-GO, com cerca de duas horas e quarenta minutos de vôo, o piloto observou discrepâncias nos marcadores de combustível.

 

Decidiu, então, pousar no local mais próximo para que fosse verificado o sistema de combustível.

 

De acordo com o piloto, após contato na freqüência 130.55 Mhz, a aeronave PT-JUI informou que o local mais próximo para pouso seria a localidade de Guarantã do Norte – MT, e que também lá o piloto teria recursos de abastecimento, pois era uma base de um táxi aéreo denominado “Voe Já Táxi Aéreo”.

 

Assim sendo, o piloto prosseguiu para a localidade de Guarantã do Norte e, após o pouso, verificou as condições inerentes à pane, reabasteceu a aeronave e resolveu pernoitar, para prosseguir no dia seguinte bem cedo.

 

A aeronave iniciou uma decolagem da pista não homologada de Guarantã do Norte - MT, a qual é uma das vias do bairro Aeroporto, daquele município.

 

Logo após a rotação, no momento em que saía do solo, a aeronave colidiu com uma motocicleta, que havia cruzado a pista, vindo de uma rua perpendicular.

 

Na sequência, a aeronave perdeu o controle e saiu para a esquerda, vindo a colidir com uma árvore e mais quatro casas.

 

Em conseqüência das colisões, a aeronave pegou fogo sofrendo danos graves. 

 

Uma senhora, que se encontrava no interior de uma das casas atingidas, morreu carbonizada. O motoqueiro foi levado para um hospital em Cuiabá, mas faleceu posteriormente. O piloto sofreu ferimentos leves.

 

De acordo com informações repassadas a este site por Robson Ribeiro dos Santos, o local da decolagem era a princípio uma pista de decolagem utilizada diariamente por diversas aeronaves que atendiam aos garimpos e também que fazia linha para Santarém. 

 

Com o crescimento da cidade, as casas começaram a rodear a pista do aeroporto e até mesmo casas do outro lado da pista já haviam sido construídas.

 

O motoqueiro envolvido no acidente morava do outro lado da pista e, em um descuido, a atravessou sem olhar para os lados e ocorreu a tragédia. No mesmo ano construíram um novo aeroporto mais retirado da cidade.

 

No momento do acidente, de acordo com as informações do piloto, a aeronave encontrava-se com 180 litros de combustível nos tanques e o CG (Centro de Gravidade) dentro dos limites estabelecidos. O peso máximo de decolagem da aeronave é de 2073 Kg.

 

Segundo apurado, ocorreu que, no momento da decolagem, após a “V1” , a pista foi invadida por um motociclista, que a cruzou perpendicularmente à trajetória de decolagem da aeronave. De acordo com o piloto, a motocicleta, não se sabe o porquê, parou no centro da pista, no momento da decolagem da aeronave.

 

Na seqüência, a aeronave decolou, a cerca de 50 metros antes do local onde estava parado o motociclista, no entanto, quando cruzava por sobre o mesmo, a cerca de 1,5 metro de altura do solo, ocorreu o choque do trem de pouso esquerdo com o motociclista, desgovernando a aeronave, que colidiu com uma árvore e diversas casas, incendiando-se em seguida.

 

O piloto não incluiu no seu planejamento um aeródromo de alternativa homologado que pudesse servir de apoio entre as localidades que voava. Havia próximo ao município de Guarantã do Norte uma base da aeronáutica, Cachimbo-SBCC, que possuía uma pista de mais de 2000 metros de asfalto, homologada para operação de aeronaves de grande porte, com abastecimento e apoio, que poderia, dentro de uma necessidade emergencial, ser utilizada pela aeronave PT-KCO. Esta pista ficava a uma distância de cerca de apenas 40 NM do município de Guarantã do Norte.

 

Não foi explicado pelo piloto o tipo de pane que havia nos marcadores de combustível.

 

Clique aqui para acessar o Relatório Final do acidente.

 

Com informações de Robson Ribeiro dos Santos

 


 

15 AGO – Leasing Arrendamento Mercantil S. A. (BCN) – Cessna T210L – PT-JQQ

 

A aeronave decolou de Sobral – CE (SNOB), com quatro pessoas a bordo, para um voo panorâmico sobre a cidade.

 

O avião estava sendo pilotado pelo seu proprietário, que possuía apenas o Certificado de Piloto Desportivo (CPD), ainda assim vencido.

 

A pessoa que ocupava o assento do co-piloto não possuía qualquer habilitação aeronáutica.

 

Logo após a decolagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que veio a colidir com o solo, incendiando-se em seguida.

 

Os quatro ocupantes faleceram em conseqüência do acidente e a aeronave teve perda total.

 


 

01 SET - Particular - Beech A23 Musketeer - PT-CHX

 

A aeronave decolou do Aeroclube de Resende - RJ (SDRS) com quatro pessoas a bordo, sendo duas delas integrantes de uma equipe de filmagem de uma rede de televisão, que procurava registrar os incêndios que se alastravam por florestas da região.

 

Ao realizar manobras entre as montanhas, o piloto perdeu o controle da aeronave, que colidiu com o solo, sofrendo danos graves em toda a sua estrutura.

 

O piloto e dois passageiros sofreram ferimentos leves, e o outro passageiro feriu-se gravemente.

 


 

04 SET - Aeroclube de Resende - Aeroboero 115 - PP-GEN

 

Após decolar do Aeroclube de Resende - RJ (SDRS) para um voo de instrução, tendo a bordo um aluno, o instrutor informou que a aeronave experimentou parada brusca de motor.

 

Tentou então um pouso forçado, quando a aeronave bateu em um fio de uma rede de alta tensão e, após voar por mais aproximadamente 800 metros, colidiu com o solo.

 

Os dois ocupantes saíram ilesos e aeronave teve perda total.

 


 

14 SET - Norte Jet Táxi Aéreo - EMB 110C Bandeirante - PT-ODK

 

O Bandeirante, adaptado para o transporte de carga, decolou de Belém - PA (SBBE) com destino a Monte Dourado - PA (SBMD), com duas pessoas a bordo (piloto + co-piloto).

 

Durante a aproximação para o pouso, às 21:30 h (local), experimentou uma perda acentuada de altitude, vindo a colidir com o solo e explodindo em conseqüência.

 

Os dois ocupantes faleceram e a aeronave teve perda total.

 


 

19 SET - Particular - Cessna 182P (Skylane) - PT-IXL

 

A aeronave decolou com duas pessoas a bordo (piloto + passageiro) de uma pista não homologada no município de Castelo dos Sonhos - PA, com destino a garimpos da região.

 

Após a decolagem, às 15:30 h (local), ocorreu falha de motor, e a aeronave colidiu com o solo a cerca de 200 metros da pista.

 

Os dois ocupantes faleceram no acidente e a aeronave sofreu sérios danos.

 


 

24 SET – Belap Agropecuária S. A. – Cessna 210N – PT-OHC

 

A aeronave decolou do aeródromo de Barreiras – BA (SNBR) com destino à pista particular da Belap Agropecuária (SNBB), também na Bahia, com quatro pessoas a bordo.

 

O tempo na região era chuvoso, com precipitações em áreas localizadas.

 

Durante a aproximação, o piloto notou forte precipitação a cerca de 1 km da pista.

 

Após o toque, uma forte rajada de vento levantou a asa direita da aeronave, fazendo com que a ponta da esquerda colidisse com o solo, o que ocasionou o giro da aeronave sobre seu eixo lateral, parando sobre o dorso, ainda com potência.

 

A aeronave sofreu avarias graves no cone de cauda e no motor. Os ocupantes nada sofreram.

 


 

26 SET – Particular – Mudry CAP 10 – PT-XGV

A aeronave decolou de Caxias do Sul (SBCX) com dois tripulantes a bordo, com a intenção de realizar um voo acrobático.

 

Cerca de 1 minuto e trinta segundos após a decolagem, tendo atingido aproximadamente 500 pés, o instrutor efetuou um treinamento de pane simulada pós-decolagem, tendo o aluno curvado à direita para retornar à pista.

 

A excessiva inclinação aplicada pelo aluno provocou o estol da aeronave, não sendo possível a recuperação da altitude, devido à forte razão de afundamento.

 

A aeronave colidiu com o solo do pátio de uma casa, a cerca de 400 metros da pista de pouso, batendo inicialmente sua asa direita e vindo a pilonar em seguida.

 

A aeronave teve perda total e os dois tripulantes faleceram no local.

 


 

27 SET – Aeroagrícola Caiçara Ltda. – Piper PA-25-235 Pawnee  C – PT-OQZ

 

A aeronave decolou do aeródromo de Registro – SP, com a intenção de realizar um voo de pulverização sobre uma lavoura de bananas.

 

Após haver realizado a primeira curva a baixa altura para iniciar a aplicação do defensivo agrícola, colidiu com um poste de rede elétrica e, em seguida, com o solo.

 

O piloto faleceu no local e a aeronave ficou seriamente danificada.

 


 

05 OUT – Particular – Piper PA-28R-200 Cherokee Arrow II  – PT-CAK

A aeronave decolou de uma pista não homologada no Mato Grosso do Sul com destino a Jales – SP, transportando duas pessoas, nenhuma delas habilitada para o voo.

 

A aeronave também estava irregular, com a última IAM tendo sido realizada em 1981. De acordo com o “piloto”, ocorreu uma falha de motor, que obrigou a um pouso forçado em uma estrada próxima ao município de Aparecida do Taboado – MS.

 

Durante esse procedimento, a aeronave passou por baixo de um fio de baixa tensão, colidindo a ponta da asa esquerda com o cabo de sustentação do poste. Bateu, em seguida, em um mourão, caindo aproximadamente 600 metros à frente.

 

Um ocupante feriu-se gravemente e o outro levemente. A aeronave sofreu danos graves.

 


 

12 OUT - Rio Sul Serviços Aéreos Regionais – Embraer ERJ-145ER  –

PT-SPF

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Ribeirão Preto, SP (SBRP) em direção ao Aeroporto de Uberaba, MG (SBUR), levando a bordo com 31 passageiros (sendo quatro crianças e um bebê de colo) e quatro tripulantes.

 

No momento do pouso, a aeronave tocou apenas nos últimos 700 metros da pista, o que não foi suficiente para que ela parasse dentro dos limites da mesma. Os ocupantes nada sofreram.

 

Os motores ingeriram detritos e tiveram que ser trocados, assim como os pneus também tiveram que ser trocados devido a trincas e desgaste excessivo.

 

Veja abaixo a fonia da caixa-preta de voz desse voo:

 

 

Clique aqui para ler o Relatório Final do Cenipa.


 

21 OUT – Celso Tinoco Táxi Aéreo – Aerocomander 500S – PP-SEA

 

A aeronave decolou do município de Currais Novos - RN (SNKN), com destino a Recife – PE, levando duas pessoas a bordo.

 

Durante a aproximação para o aeroporto, o piloto comunicou à TWR Recife que um dos motores havia parado e que iria tenta um pouso forçado.

 

Logo em seguida, o outro motor também parou, e a aeronave caiu numa área florestal da região metropolitana de Recife.

 

Os dois ocupantes sofreram ferimentos leves e a aeronave ficou seriamente danificada.

 


 

05 NOV - Táxi Aéreo Itaituba - Cessna T 210 L - PT-JZL

 

A aeronave decolou de Oriximiná (SBTP) com destino a Óbidos (SBTS), ambos municípios do Estado do Pará, levando o piloto e um passageiro.

 

Após cinco minutos de voo, nivelada em 1.500 pés, ocorreu o travamento do motor.

 

O piloto realizou um pouso de emergência em uma área desmatada.

 

Os ocupantes saíram ilesos, mas a aeronave sofreu sérias avarias.

 


 

18 NOV - TAM - Transportes Aéreos Regionais - Fokker F-100 - PT-MQL

 

A aeronave realizava um voo da ponte aérea entre São Paulo - SP (SBSP) e o Rio de Janeiro - RJ (SBRJ), tendo a bordo 6 tripulantes e 100 passageiros.

 

Ao pousar na pista 20 L do Aeroporto Santos Dumont, a aeronave tocou com os trens-de-pouso principais na rampa existente antes da cabeceira, fraturando o trem esquerdo.

 

A aeronave subiu um pouco e, no segundo toque na pista após alguns metros, o trem-de-pouso esquerdo soltou-se, seguindo-se o toque da asa esquerda no solo e o desvio da aeronave para a lateral esquerda da pista, parando na área gramada.

 

A evacuação dos passageiros ocorreu sem problemas pela porta dianteira, permanecendo todos os passageiros e tripulantes ilesos.

 

A aeronave sofreu danos graves.

 

Clique aqui para ler mais sobre esse acidente

 

Clique aqui para ver foto do avião acidentado

 


 

19 NOV – Particular – EMB 711 C (Corisco) – PT-NJZ

 

A aeronave decolou de Brasília – DF (SBBR) com destino a Belo Horizonte – MG (SBBH), transportando o piloto e dois passageiros.

 

Após cerca de duas horas de voo, foi avistado por testemunhas locais saindo da camada de nuvens e colidindo em seguida com o solo, no loteamento Campina Grande, município de Felixlândia – MG.

 

Os três ocupantes faleceram no local e a aeronave teve perda total.

 


 

21 NOV – Particular – Cessna 182 N – PT-DSH

 

A aeronave decolou do aeródromo de Arapongas – PR (SSOG) levando apenas o piloto e, instantes após a decolagem, perdeu o controle e veio a cair sobre uma residência, causando ferimentos leves a um morador.

 

O piloto sofreu lesões graves e a aeronave teve perda total.

 


 

28 NOV - Aeroclube dos Amarais – Cessna 172 I – PT-DIN

 

A aeronave decolou para um voo panorâmico levando a bordo o piloto e três passageiros.

 

Logo em seguida à decolagem, efetuou uma curva à esquerda, perdendo o controle e colidindo com o solo cerca de 500 metros à frente da cabeceira da pista, incendiando-se.

 

A queda ocorreu no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) na Fazenda Santa Elisa em Campinas.

 

Todos os quatro ocupantes faleceram em conseqüência do acidente e a aeronave sofreu danos graves.

 


 

08 DEZ - TAF Linhas Aéreas S.A. – Cessna 208 Caravan – PT-OHA

 

A aeronave decolou de João Pessoa – PB (SBJP) com destino a Recife – PE, levando apenas os pilotos a bordo.

 

Cerca de 10 minutos após a decolagem, sofreu uma pane de motor, informando à rádio João Pessoa que tentaria retornar.

 

Logo em seguida, porém, informou que tentaria um pouso forçado na BR-101.

 

Também não teve êxito, pousando em um terreno com vegetação arbórea e colidindo com um barranco.

 

Os pilotos sofreram lesões leves e a aeronave ficou seriamente danificada.

 


 

21 DEZ – Aeroagrícola Chapadão – Piper PA-25-235 Pawnee C – PT-OPT

 

A aeronave decolou da Fazenda Santa Délia, no município de São Carlos – SP, para realizar uma aplicação de defensivo agrícola. Durante a realização de uma pulverização do produto, o piloto perdeu o controle da aeronave, vindo a colidir com o solo.

 

O piloto feriu-se seriamente e a aeronave sofreu danos graves.

 


 

22 DEZ – Particular – EMB 710D Carioca – PT-RLI

 

A aeronave decolou de Vila Rica – MT (SWVC) com destino a Goiânia – GO, com cinco pessoas a bordo.

 

A pessoa que pilotava não estava habilitada para voar e a aeronave não era homologada para o voo IFR (por instrumentos). Após 1:20 h de voo, passou a enfrentar condições meteorológicas severamente adversas (tempestade) próximo ao município de Araguaçu - TO.

 

Testemunhas disseram ter avistado a aeronave sair da camada de nuvens a baixa altura e em seguida colidir com o solo.

 

Os cinco ocupantes faleceram no local e aeronave sofreu danos graves.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: ASN, Wikipédia e CENIPA.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva