.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 1987

.

MENU


ACIDENTES
AÉREOS NO
BRASIL

ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO

ACIDENTES DE

HELICÓPTERO

NO BRASIL


CLIQUE AQUI E LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO E ESPAÇO

O ACIDENTE

NO VOO 447

AIR FRANCE


A TRAGÉDIA

EM CONGONHAS

VOO 3054


O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL


A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM


ACIDENTES

HISTÓRICOS

CAIXA-PRETA

VÍDEOS DE
ACIDENTES

AERONAVES

EMPRESAS AÉREAS

AEROPORTOS

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS


HISTÓRIA E

CURIOSIDADES


ARTIGOS

IMAGENS DE

ACIDENTES

NO BRASIL


IMAGENS DE

ACIDENTES

NO MUNDO


LINKS E
 PARCERIAS

Quer ser um

site parceiro?


FALE CONOSCO

FALE CONOSCO




ANUNCIE

NESTE SITE


..

14.12.1987

FAB – Força Aérea Brasileira

Lockheed C-130H Hercules

Prefixo: FAB 2468

 

 

O avião que havia decolado do Aeroporto Internacional de Recife (PE), caiu no mar às 21:30 hs da segunda-feira 14 de dezembro de 1987, a cerca de 16 km de Fernando de Noronha quando iniciava a fase de aproximação ao aeroporto local.

 

Os seis tripulantes e os 23 passageiros (dois outros funcionários da FAB, 13 trabalhadores da ilha e oito moradores da ilha) morreram no acidente.

  


 

27.10.1987

 

Colisão entre helicópteros

 

Helivia Aéro Táxi

Aérospatiale SA 330J Puma

Prefixo: PT-HTM

 

 

Líder Táxi Aéreo

Bell 212

PT-HOW

 

 

Colisão entre dois helicópteros no Aeroporto de Carauari, no Amazonas. O rotor do SA 330J Puma atingiu a aeronave Bell 212 (cn 32130) prefixo PT-HOW da Líder e pegou fogo.

 


 

08.09.1987

FAB – Força Aérea Brasileira

Hawker Siddeley HS-125-403B

Prefixo: FAB 2129

 

 

O avião da FAB que iniciava que iniciava viagem do Aeroporto do Projeto Carajá, no Pará, em direção a Brasília, explodiu oito segundos depois de decolar. Os nove ocupantes morreram no acidente.

 

A aeronave levava a bordo três tripulantes e seis passageiros, entre eles o Ministro da Reforma Agrária Marcos Freire, o secretário-geral do ministério, Dirceu Pessoa; o presidente do Incra, José Eduardo Raduan; o secretário particular do ministro, José Teixeira, que ia com o pai, Amauri Teixeira, e o funcionário do Incra Ivan Ribeiro. Os tripulantes eram o tenente-coronel Wellington Resende, o capitão Soshimura e o sargento Carlos Alberto.

 

Embora a explosão se tenha dado logo após a decolagem, o avião caiu num ponto de difícil acesso. Já havia anoitecido quando o avião explodiu: precisamente 19h08min.

 

O comandante Wellington Resende tinha 45 anos e mais de 8 mil horas de voo. Desde 1985 era piloto da Presidência da República. O avião tinha mais de 6 mil horas de voo desde que foi fabricado, em 1964. 

   

Jornal do Brasil, 09.09.1987

  


 

31.08.1987

Particular

Helicóptero (?)

PT-***

 

Um helicóptero que tentava resgatar líderes da Falange Vermelha no presídio Milton Dias Moreira, no Rio de janeiro, desgovernou-se depois de ser atingido por tiros da PM, caiu na penitenciária e explodiu.

 

O piloto e um preso morreram carbonizados. O traficante Paulo Roberto de Moura Lima, o Meio-Quilo, braço direito de José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha, levou um tiro no ombro e sofreu queimaduras nas costas e no pé. Escadinha e um outro líder da Falange Vermelha, José Carlos Gregório, o Gordo, não conseguiram subir no aparelho e voltaram para as celas. As cenas desse episódio foram cinematográficas.

 


 

25.07.1987

Rio Sul Serviços Aéreos Regionais

Embraer 110P Bandeirante

Prefixo: PT-GKT

 

 

O piloto posicionou a aeronave para um pouso com vento cruzado (35kts) na pista 29 do Aeroporto de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

 

Durante a manobra, o Bandeirante ‘flutuou’ e acabou pousando tarde demais. A aeronave ultrapassou o limite da pista, parando numa vala íngreme.

 

Os três tripulantes e os 10 passageiros escaparam com vida.

 


 

16.06.1987

FAB – Força Aérea Brasileira

Embraer C-95 Bandeirante

Prefixo: FAB 2185

 

 

O Embraer C-95 Bandeirante operado pela Força Aérea Brasileira decolou da Base Aérea de Manaus às 07:30 hs. A bordo estavam dois tripulantes e sete passageiros, entre eles vários oficiais militares que iriam realizar uma visita de inspeção de rotina em Boa Vista, em Roraima.

 

Quinze minutos após a decolagem, um dos motores perdeu potência e a tripulação decidiu retornar a Base Aérea de Manaus, mas, o piloto teve de realizar um pouso forçado perto da Avenida Arterial Sul, em Manaus. O avião atingiu uma casa, matando o morador.

 

Folha de São Paulo, 17.06.1987

.


 

05.06.1987

Marinha do Brasil

Helibrás UH-13 Esquilo (AS 355)

Prefixo: N-7059

 

 

Acidente com helicóptero da Marinha do Brasil. Sem mais informações.

 


 

11.04.1987

Transbrasil

Boeing 707-330C

Prefixo: PT-TCO

 

 

Ao aterrissar no Aeroporto de Manaus, no Amazonas, o 707 Cargueiro da Transbrasil pousou para a direita do eixo da pista após uma aproximação ILS sob forte chuva.

 

O trem de pouso principal direito quebrou e o avião aquaplanou, chocando-se contra as luzes da pista e caixas elétricas. Seus sete ocupantes (três tripulantes e quatro passageiros) escaparam ilesos.

 

O PT-TCO, adquirido em 27 de maio de 1985, operou pela empresa até 11 de abril de 1987.

 


 

26.03.1987

FAB – Força Aérea Brasileira

Embraer C-95B Bandeirante

Prefixo: FAB 2324

 

 

Após decolar da Base Aérea do Campo dos Afonsos em direção ao Aeroporto de Saquarema, ambos no Rio de Janeiro, o Bandeirante C-95B da FAB, colidiu, às 10:48 hs., contra o Morro de São Jorge, no Realengo, na zona oeste do Rio. Os três tripulantes, os capitães-aviadores Adriano de Souza Leão Macieira e Luiz Henrique Tibério e o 3º sargento Gilson Sielski, morreram no acidente.

 

Folha de São Paulo, 27.03.1987

.


 

15.01.1987

Transbrasil

Boeing 707-365C

Prefixo: PT-TCP

 

 

Na quinta-feira 15 de janeiro de 1987, o Boeing 707 da Transbrasil partiu do Aeroporto de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, num voo com destino a Fortaleza, no Ceará, com escalas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

 

Da escala no Recife, em Pernambuco, o avião saiu em direção ao Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, com nove tripulantes e 154 passageiros a bordo.

 

Logo após a decolagem, quando sobrevoava entre os municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, a tripualção acreditou que havia ocorrido um “flame-out” (apagamento) do motor nº 2. A tripulação, então, optou pelo retorno ao Aeroporto de Recife, onde pousaram sem maiores problemas.

 

Em solo, para surpresa dos pilotos, descobriu-se que, na verdade, o motor não havia “apagado” em voo, mas sim, se desprendido da asa.

 

Dias depois, o motor (Pratt & Whitney JT3D-3B ) foi encontrado numa propriedade rural no município de Moreno. Não há relato de vítimas ou que alguma propriedade tenha sido atingida.

 

Folha de São Paulo, 16.01.1987

 

Depois de vários dias parado no Recife e sem condições de ser reparado por lá, a Transbrasil decidiu trasladar a aeronave para Brasília onde o serviço poderia ser feito. A aeronave foi trasladada sem o motor mesmo.

 

Esse mesmo avião deu ‘perda total’ cinco anos depois, em Manaus (nessa época já convertido para avião cargueiro). Durante a decolagem, com o peso máximo acima do limite, o PT-TCP correu quase a pista toda e, ao sair do chão, não ganhou altura suficiente, batendo com o trem de pouso nas antenas de ILS da cabeceira da pista. Ao retornar em emergência com problemas hidráulicos causados pelo choque, o trem direito entrou em colapso e a aeronave saiu da pista em alta velocidade, indo parar no mato ao lado. Não houve fatalidades entre os quatro tripulantes, mas o avião ficou sem condições de reparo.

 

.

.

.

.

.

.

Depois de vários dias parado no Aeroporto de Recife e sem condições de ser reparado por lá,

a Transbrasil decidiu trasladar a aeronave para Brasília, sem o motor mesmo.

 

Fontes: Aviões e Músicas / Ninja Brasil / Canal do Piloto

Fotos: o site procura pelo autor das fotos acima para creditá-lo na matéria.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, ASN, Wikipédia e FAB.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva