.


 

JAL 123

 

O pior acidente da história da aviação

 

envolvendo uma só aeronave

 

.

ÍNDICE



O AVIÃO ESTÁ CAINDO. OS PASSAGEIROS ESCREVEM SUAS DESPEDIDAS

 

"A meus três filhos: tomem conta de sua mãe. O avião está caindo e vem uma fumaça branca da parte de trás. Podemos ter apenas mais cinco minutos (...) não há esperança. Foi uma vida feliz para mim. Deus nos ajude. Adeus".

 

Esta carta, assinada por Hiroshi Kawagushi, 52, foi uma das duas escritas por passageiros do Boeing 747 da Japan Air Lines durante os 32 minutos em que o comandante Massami Takahami tentava evitar a queda do aparelho. As mensagens foram encontradas pelas equipes de resgate.

 

A famosa foto que foi tirada por um passageiro do JAL123. O fotógrafo morreu no acidente.

Nela já se vê os passageiros e uma comissária usando máscaras de oxigênio.

O avião está caindo; passageiros escrevem suas despedidas

Os passageiros do voo 123 da Japan Air Lines (JAL) entre Tóquio e Osaka tiveram tempo de escrever bilhetes para seus familiares antes que o avião caísse sobre o monte Osutaka, na região central do Japão, matando 520 dos seus 524 ocupantes.

Os jornais japoneses publicaram dois desses bilhetes, escritos durante os 32 minutos em que o aparelho manteve-se no ar depois da perda do estabilizador traseiro.

"A meus três filhos: tomem conta de sua mãe. O avião está caindo e vem uma fumaça branca da parte de trás. Podemos ter apenas mais cinco minutos. Nunca mais quero entrar em um avião", escreveu Hiroshi Kawagushi, 52, chefe do escritório da empresa de navegação Mitsui Osk Lines em Kobe, perto de Osaka. Dirigindo-se ao seu filho mais velho, ele escreveu: "Não há esperança. Foi uma vida feliz para mim. Tsuyoshi, tome conta de todos. Deus nos ajude. Adeus". A mensagem ocupava sete páginas de sua agenda.

O químico e chefe de escoteiros Massakatsu Tanigushi, 40, escreveu apenas um pequeno recado para sua mulher, escrito às pressas em um saco de papel higiênico: "Machiko tome conta dos garotos". O bilhete foi encontrado dentro de sua carteira de motorista, em meio aos destroços do avião.

 

Mensagem escrita pelo passageiro Hiroshi Kawagushi antes da queda

.

Mensagem escrita num saco de papel pelo passageiro Massakatsu Tanigushi

Voltar a página anterior

Ir para a página seguinte