CLIQUE AQUI PARA VOLTAR À PÁGINA INICIAL

.

DETALHES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

OCORRIDOS NO BRASIL EM 2004

.

MENU


PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

BRASIL

.
ACIDENTES
AÉREOS NO
MUNDO
.
VÍDEOS DE ACIDENTES
.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO BRASIL

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO MUNDO

.
CAIXA-PRETA
.
ACIDENTES HISTÓRICOS
.
ACIDENTES HELICÓPTEROS
.

A TRAGÉDIA

COM O FOKKER 

 100 DA TAM

.

O DESASTRE

NO VOO 1907

DA GOL

.
AEROPORTOS
.
AERONAVES
.

EMPRESAS

AÉREAS

.
CURIOSIDADES
.
LOGOMARCAS
.
SELOS POSTAIS
.

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS

.
.ARTIGOS
.
LINKS
.
FAÇA SUA ESCUTA AÉREA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
ATC- Faça sua escuta aérea
.

 .

Assine meu

Livro de Visitas

.

.
SITE DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
O ARQUIVO DO FUTEBOL
.
Quer ser um site parceiro?
.

ANUNCIE

NESTE SITE

.

SOBRE O AUTOR

E SUAS FONTES

.
SOBRE O SITE
.
FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
.

05 JAN - Brisa Aviação Agrícola - PA-25 - PT-FNB

 

A aeronave decolou da Fazenda Novo Horizonte, no município de Jacuizinho - RS, para realizar uma aplicação de herbicida em uma lavoura de milho, localizada a cerca de 3 Km da pista.

 

Após uma aplicação (“tiro”), quando fazia o “balão” para novo sobrevoo, ocorreu a perda de controle da aeronave.

 

O piloto ainda tentou reestabilizá-la, mas esta tocou com sua asa esquerda em uma árvore e em seguida com os trens principais no solo, um terreno irregular, projetando-se contra um barranco.

 

O impacto provocou o incêndio total da aeronave, mas seu piloto conseguiu escapar antes da explosão, sofrendo lesões graves.

 


 

08 JAN - Aero Agrícola MV - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GYG

 

A aeronave decolou de uma pista na Fazenda Edi Silibrandi, em Cascavel - PR, para realizar a aplicação de defensivo agrícola ao mesmo tempo em que fazia uma readaptação na utilização de um Digital Global Positioning System (DGPS).

 

Durante uma simulação com o equipamento, a aeronave colidiu seu trem-de-pouso principal com os fios de uma rede de alta tensão (que possui 43,5 metros de altura).

 

Com esse impacto, o piloto perdeu o controle da aeronave, que de dorso e picada em aproximadamente 60º, chocou-se com o solo, sofrendo danos graves.

 

O piloto faleceu no acidente.

 


 

08 JAN - Satélite Aviação Agrícola - EMB-202 (Ipanema) - PT-UPT

 

A aeronave estava realizando um voo de aplicação de defensivos agrícolas sobre uma plantação de soja da Fazenda Stella, localizada no município de Canarana - MT.

 

Após realizar uma pulverização (“tiro”), a aeronave executou um “balão” para fazer outra passagem. Nesse momento, o motor começou a falhar.

 

O piloto então comandou a troca de alimentação dos tanques de combustível e ligou a bomba elétrica, além de alijar a carga de defensivos.

 

Porém, não conseguiu recuperar a potência e, na tentativa de pouso de emergência, a aeronave colidiu violentamente com o solo, sofrendo danos graves.

 

O piloto feriu-se levemente.

 


 

21 JAN - Aero Agrícola Santos Dumont - EMB-201 (Ipanema) - PT-GPW

 

A aeronave decolou da Fazenda Lagoa do Serrado em Cachoeira do Sul - RS, para a aplicação de defensivo agrícola.

 

Quando efetuava o terceiro “tiro”, o piloto perdeu o controle da aeronave devido a uma forte rajada de vento, colidindo em uma curva de nível o trem-de pouso direito e em seguida o esquerdo com o solo.

 

O piloto tentou ainda aplicar potência para ganhar altura, mas não obteve sucesso, chocando-se com o solo e parando a cerca de 150 metros do local onde ocorreu o primeiro impacto.

 

A aeronave sofreu avarias graves, mas o piloto permaneceu ileso.

 


 

21 JAN - Amazonaves Táxi Aéreo - EMB- 720 C (Minuano) - PT-EYI

 

Com o piloto e dois passageiros a bordo, a aeronave decolou de Fonte Nova (SWOB) com destino ao município de Santo Antônio do Içá (SWZI), ambos no Estado do Amazonas.

 

Cerca de 15 minutos após a decolagem, o piloto percebeu uma trepidação no motor, acompanhada de oscilação na pressão do óleo e de perda de potência.

 

Encontrando-se próximo ao município de Jutaí, que possui pista, e navegando pelo Global Positioning System (GPS), optou por tomar aquela proa.

 

Durante a aproximação final, porém, o motor começou a falhar e parou totalmente.

 

O piloto decidiu então por um pouso de emergência, mas a aeronave colidiu com algumas árvores e em seguida com o solo, ficando gravemente avariada.

 

Os três ocupantes sofreram ferimentos leves.

 


 

22 JAN - Sete Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-RGO

 

A aeronave havia decolado às 18:30 h (local) com apenas seus dois tripulantes do Aeroporto de Imperatriz - MA (SBIZ) para Belém - PA (SBBE), para um voo de transporte de malotes bancários.

 

Com cerca de uma hora de voo, com a aeronave nivelada, ocorreu perda de pressão do combustível do motor direito, levando a aeronave a perder altitude na razão de 200 pés/minuto.

 

Após várias tentativas de restabelecer a potência do motor, sem sucesso, a tripulação optou por alijar parte da carga e realizar um pouso forçado sem potência na estrada Cauaxi, próximo à Fazenda Espírito Santo, município de Ulianópolis - PA.

 

No procedimento, realizado já à noite, a aeronave terminou seriamente avariada, não havendo, porém qualquer dano à tripulação ou a terceiros.

 


 

23 JAN - Aeroclube Sul Catarinense - AB-115 - PP-GPK

 

Instrutor e aluno decolaram do Aeroporto de Forquilhinha, em Criciúma - SC (SBCM), para realizar treinamento de manobras básicas.

 

Ao tentar realizar um pouso na cabeceira 09 do aeródromo, os tripulantes perderam o controle da aeronave, que veio a sair pela lateral direita da pista, colidindo em seguida com um barranco a cerca de 50 metros do eixo da pista.

 

A aeronave sofreu danos graves, mas seus dois ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

26 JAN - Particular - EMB-202 (Ipanema) - PT-UPZ

 

A aeronave realizaria o sétimo voo do dia para a aplicação de defensivos agrícolas na Fazenda Torre IV, localizada no município de Guiratinga - MT.

 

Logo após a decolagem o piloto verificou uma perda de potência do motor, sentida como uma súbita desaceleração.

 

Decidiu então alijar o produto, preparando-se para um pouso forçado em uma plantação de soja.

 

Porém a aeronave colidiu sua asa direita com um poste de rede elétrica localizado no prolongamento da pista, precipitando-se contra o solo.

 

O piloto ficou levemente ferido, mas a aeronave sofreu avarias graves.

 


 

29 JAN - Táxi Aéreo Cândido - Beech 95 Travel Air - PT-BFK

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Araguaína - TO (SWGN) para o Aeroporto Júlio César (SBJC), em Belém - PA, com o piloto e dois passageiros.

 

A aproximadamente 60 milhas de Marabá - PA, o piloto notou que a pressão do óleo estava caindo rapidamente, observando ainda um rastro de óleo na saída de ar.

 

Como a aeronave não conseguia se sustentar apenas com o motor direito, o piloto iniciou uma descendente na proa de Marabá.

 

Porém percebendo que não alcançaria a pista, decidiu pousar em uma estrada, baixando o trem-de-pouso de os flapes e mantendo potência nos dois motores.

 

Porém, após o toque no solo, a aeronave colidiu a ponta de sua asa direita em um morrote, o que causou uma derrapagem para a direita e a quebra do trem-de-pouso, resultando em avarias graves na mesma.

 

Os três ocupantes nada sofreram.

 


 

30 JAN - Aviação Agrícola Buttarello - EMB-200 - PT-GBV

 

A aeronave havia decolado da Fazenda Jeripoca, em Ituiutaba - MG, com apenas seu piloto, para treinar operações agrícolas. Para isso, transportava 200 litros de água.

 

Após sair do solo, teve dificuldades em ganhar altura, resolvendo baixar o nariz da aeronave. Nesse momento tocou uma das rodas em uma cerca localizada no final da pista.

 

Realizando uma curva à esquerda, tentou alijar a carga, mas se confundiu nos comandos e baixou totalmente os flapes.

 

Com isso perdeu o controle da aeronave, colidindo com o solo a 250 metros da cabeceira.

 

O piloto sofreu lesões leves, mas a aeronave ficou seriamente danificada.

 


 

31 JAN - Helisul Táxi Aéreo - Bell- 206 L (Jet Ranger) - PT-YEF

O helicóptero decolou da base de operações Porto Passarinho, operada pela Petrobras em Porto Urucu - AM, para o transporte de técnicos da empresa para uma clareira em meio à selva amazônica.

 

Após desembarcar a equipe, o piloto efetuou a decolagem da clareira, mas na tentativa de livrar as copas das árvores, a aeronave perdeu parte do cone de cauda, perdendo conseqüentemente o controle, colidindo com as árvores e em seguida com o solo.

 

A aeronave sofreu danos graves e o piloto faleceu no acidente.

 


 

11 FEV - EDRA Aeronáutica - SA- 269 C - PT-YVE

 

O helicóptero decolou de um heliponto localizado no município de Ipeúna - SP, para um voo local de instrução, tendo a bordo o instrutor e o aluno.

 

Com cerca de trinta minutos de voo a aeronave colidiu com um fio de rede elétrica de baixa tensão próximo à Fazenda Chapada Verde, em Itirapina - SP.

 

O fio prendeu-se ao rotor principal e também ao de cauda, ocasionando a perda de controle da aeronave, que chocou-se violentamente com o solo, sofrendo sérias avarias.

 

Os dois ocupantes faleceram no local.

 


 

21 FEV - Ocidental Táxi Aéreo - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-RQB

 

A aeronave decolou de Rio Branco - AC (SBRB) com destino a Feijó - AC (SWFJ), com com o piloto e seis passageiros a bordo.

 

A aproximadamente 42 milhas do destino, houve falha do motor esquerdo e a aeronave começou a perder altitude, o que levou o piloto a optar por um pouso de emergência em uma pista não homologada, conhecida como Seringal Soares.

 

Com a pista úmida, a aeronave perdeu o controle durante a corrida, saindo para a lateral esquerda, onde o trem-de-pouso esquerdo colidiu com obstáculos, culminando no seu recolhimento.

 

Houve danos graves na hélice e no motor esquerdos e leves na fuselagem.

 

Os ocupantes saíram ilesos.

 


 

23 FEV - Bem-Te-Vi Táxi Aéreo - EMB- 820 C (Navajo) - PT-EBU

 

A aeronave decolou de Picos (SNPC) para o Aeroporto Nossa Senhora de Fátima (SNNF), em Teresina, respectivamente município e capital do Piauí, tendo a bordo apenas piloto e co-piloto.

 

Na aproximação para Teresina, quando sobrevoava o município de Monsenhor Gil (a 32 milhas de SNNF), e logo após contato com a torre de controle, ocorreu uma falha de motor.

 

No pouso forçado, houve a colisão com uma árvore e em seguida com o solo, em voo invertido (dorso).

 

Ocorreu um princípio de incêndio no motor esquerdo após o impacto, logo debelado por moradores locais.

 

A aeronave, porém, ficou parcialmente destruída e seus dois ocupantes faleceram no acidente.

 


 

02 MAR - Aerominas Aviação Agrícola - PA-25 - PT-OPS

 

Com apenas seu piloto, a aeronave decolou da Fazenda Savana para a Fazenda Por do Sol, ambas no município de Guarda-Mor - MG.

 

A distância entre as duas localidades é de 25,1 km, com tempo de voo previsto de cinco minutos.

 

Sob condições meteorológicas adversas ao voo visual (nevoeiro), funcionários da fazenda vizinha avistaram a aeronave voando baixo sobre um milharal, terminando por chocar-se violentamente com o solo em uma atitude picada de cerca de 45º.

 

A aeronave sofreu avarias graves e o piloto faleceu no local.

 


 

10 MAR - Particular - A-35 (Bonanza) - PT-WHR

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Maringá - PR (SBMG) com destino a Dourados - MS (SSDO).

 

Levava apenas seu piloto. A aproximadamente 10 minutos de seu destino, quando sobrevoava a Estância Bom Jesus, no município de Fátima do Sul - MS, testemunhas informaram ter ouvido um barulho anormal na passagem do avião, observando em seguida que uma peça se desprendera do mesmo.

 

Após, a aeronave perdeu o controle, entrando em parafuso e chocando-se violentamente com o solo, sofrendo danos muito graves.

 

O piloto faleceu no acidente.

 

Posteriormente, o estabilizador esquerdo foi encontrado a 173 metros do local dos destroços.

 


 

01 ABR - Escola de Aviação ABC - Cessna 150-J - PT-KYB

 

A aeronave decolou do Campo de Marte (SBMT), em São Paulo - SP, com o objetivo de realizar um voo de instrução com sobrevoo em Jundiaí - SP.

 

Retornando da missão após 50 minutos de voo, a aeronave apresentou falha de motor.

 

O instrutor assumiu os comandos, executou uma curva à esquerda e tentou um pouso de emergência em uma avenida da cidade de São Paulo.

 

Com baixa velocidade a aeronave tocou a ponta de sua asa direita em um poste de iluminação, realizou um giro de 180 º e colidiu com o solo, sofrendo avarias graves.

 

O instrutor e o aluno permaneceram ilesos.

 


 

10 ABR - Particular - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UFJ

 

A aeronave decolou do aeródromo de Areia Branca (SIKG), no município de Alto Araguaia - MT.

 

Executou um voo rasante sobre o aeródromo e curvou à direita, para realizar um “tiro” (pulverização) simulado sobre uma lavoura de soja.

 

Durante essa passagem, o piloto perdeu o controle da aeronave, que colidiu com o solo sofrendo danos graves.

 

A aeronave agrícola levava irregularmente um “passageiro” (o EMB-201 é homologado para transportar apenas o piloto) atrás do assento do piloto.

 

Estava sendo operada sem a autorização do seu proprietário, ou seja, ilegalmente.

 

O piloto faleceu no acidente e o outro ocupante sofreu lesões graves.

 


 

08 MAI - Particular - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-EAX

 

A aeronave havia decolado do Aeroporto de Blumenau - SC (SSBL), com o piloto e seis passageiros que seriam lançados de pára-quedas.

 

Logo após a decolagem, o motor direito falhou.

 

Não conseguindo manter o voo nivelado, o piloto decidiu realizar um pouso de emergência, mas ao se aproximar do solo colidiu com uma árvore e em seguida com o terreno.

 

A aeronave ficou seriamente avariada, um dos passageiros sofreu ferimentos graves e os demais ocupantes tiveram lesões leves.

 


11 MAI - Aeroclube de Joinville - PA J3F-65 - PP-GQN

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Joinville - SC (SBJV) para efetuar um voo de instrução de navegação.

 

Era o segundo voo, sendo o primeiro um treinamento de toque e arremetida.

 

A 500 pés de altitude, próximo ao Município de Piçarras - SC, ocorreu uma perda de potência do motor, até sua parada total.

 

A instrutora assumiu os comandos e prosseguiu para um pouso forçado em uma área rural do município de Penha - SC.

 

Na curta final, ao desviar-se de uma rede de baixa tensão, a aeronave colidiu com uma árvore, sofrendo danos graves.

 

Um dos tripulantes sofreu lesões graves e o outro leves.

 


 

14 MAIO DE 2004

Particular

Embraer EMB- 721 C Sertanejo

Prefixo: PT-ROY

 

A aeronave decolou de Cuiabá - MT (SBCY) para Tangará da Serra - MT (SWTS), com o piloto e três passageiros a bordo.

 

O tempo estimado de voo era de 45 minutos. As condições meteorológicas no destino encontravam-se abaixo dos mínimos devido a um forte nevoeiro.

 

A aproximadamente 15 km de Tangará da Serra, a aeronave colidiu com uma árvore em um pasto próximo à Serra de Nova Olímpia, sofrendo danos graves.

 

A aeronave estava desaparecida desde as 18h, pouco após sua decolagem do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, e foi localizada na manhã do dia seguinte pelo Corpo de Bombeiros na serra Tapirapuã, na divisa de Tangará com Nova Olímpia.

 

Os três ocupantes faleceram no local do acidente. Eram eles: o presidente da Associação de Criadores do Nelore de Mato Grosso, José Wellington Gomes de Lima, sua mulher, Tereza Gomes de Lima, e o piloto Almir Leal.

 


 

14 DE MAIO DE 2004

Rico Linhas Aéreas

Embraer EMB-120 Brasília

Prefixo: PT-WRO

 

Voo Rico Linhas Aéreas 4815

 

 

A aeronave Embraer EMB-120ER Brasilia, prefixo PT-WRO, da Rico Linhas Aéreas (foto acima), decolou de Tefé - AM (SBTF) para o Aeroporto Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus - AM, às 17h30 (hora local), levando a bordo três tripulantes e 30 passageiros.

 

Às 18h26, a 64 nm do destino e em coordenação com o Controle de Aproximação, iniciou uma descida, sem interrupções, para 2000 ft, com proa para interceptar o localizador daquele aeródromo.

 

Às 18h31, visando a separação de tráfegos na terminal, a aeronave ficou sob vetoração radar, sendo orientada a seguir determinadas proas, mantendo-se no perfil de descida.

 

Às 18h34, a aeronave recebeu a última orientação de proa, com reforço para a manutenção da altitude previamente autorizada (2000 ft).

 

Às 18h36, o Controle Manaus efetuou novas chamadas à aeronave, não obtendo resposta, o que deu início à fase de busca.

 

Às 02h10, madrugada do dia 15 de maio, a aeronave foi localizada, tendo sido constatada sua colisão com o solo. Os destroços da aeronave foram localizados a cerca de 18 NM do aeródromo, numa área de floresta.

 

Testemunhas oculares relataram ter visto uma bola de fogo caindo durante o acidente.

 

Três bombeiros e dois soldados do Exército conseguiram chegar à área do acidente usando uma corda de rapel, mas tiveram de voltar em seguida por causa das condições do tempo. Na retomada dos trabalhos, os soldados chegaram ao local em helicópteros e só conseguiram descer por meio de cordas.

 

A equipe de resgate chegou ao local às 02h28, reportando a total destruição da aeronave e o falecimento de todos os seus 33 ocupantes.

 

As equipes dos Bombeiros, Marinha e Exército enfrentaram dificuldades para tirar os corpos do local do acidente, conhecido como Tarumã-Mirim, que é de difícil acesso.

 

Apenas 12 corpos, todos mutilados e sem condições de reconhecimento, foram tirados do local no primeiro dia de resgate. Uma corveta da Marinha e um helicóptero do Exército auxiliam no transporte dos corpos.

 

 

O corpo de bombeiros de Manaus divulgou a lista dos 30 passageiros e dos três tripulantes que viajavam no avião. São eles: Adriano Bezerra Filho, Alex Mello, Alexandre Magalhães, Antônio Barbosa, Antônio Mafra, Caubi Cunha, Carlos Barros, Carlos Damasceno, Cláudio de Jesus, Dauene Souza, Edmar Oliveira, Eneido Oliveira, Fabíola Bernardi, Felipe Cabral, Ivan Saraiva, Jeremias Batalha, José Barros, José Magalhães, José Serra, Juliana Moreira, Marcelo Guedes, Marcelo Leite, Marcos Paulo Menezes, Maria Divina Santoso, Max Moraes, Nelson Lima Jr, Oséias Tavares, Pablo Nobre, Silvia Roinick, Valdomiro Maciel, além dos tripulantes: comandante Rui Cléber, Jati Freitas e Monique de Azevedo.

 

Uma cruz marca a entrada da área de mata onde morreram 33 pessoas em 2004

 

Ouça a comunicação entre a tripulação e a torre de controle:

 

O Relatório Final da investigação apontou como causas do acidente:

"Voo controlado em terreno após a tripulação continuar a descida abaixo de 2.000 pés até que a aeronave colidisse com o solo."

Os seguintes fatores contribuintes foram identificados: A tripulação relatou sua altitude a 2.000 pés, enquanto a altitude real do avião era de 1.300 pés; A tripulação continuou a descida até o impacto final; A tripulação não reagiu ao alarme GPWS que soou quatro momentos em que a aeronave atingiu a altitude de 400 pés; Nenhuma ação corretiva foi tomada pela tripulação; Falta de coordenação da tripulação; Mau planejamento de aproximação que levou a aeronave a descer a uma altitude crítica; Falta de supervisão; Deficiências operacionais.


 

29 DE MAIO DE 2004

Particular

Cessna 182D Skylane

Prefixo: PT-BOI

 

 

O Cessna 182D, caiu a poucos metros do Campo Aéreo do Feijó. Francisco Moacir Farias, piloto há 20 anos, levou um susto. O avião monomotor de prefixo PT-BOI que pilotava caiu, no loteamento Paraíso Verde, no Siqueira.

 

A aeronave voltava para o Aeródromo Feijó, depois de lançar quatro para-quedistas. O motor do avião teria parado de funcionar no ar. O piloto saiu ileso. Graças às habilidades de voo do capitão Farias, ele conseguiu fazer esse pouso de emergência sem ferimentos.

 

 


 

05 JUL - Particular - Cessna 182 K - PT-DAP

 

A aeronave estava realizando um voo para atender um programa de apoio à FUNAI.

 

Decolou de Boa Vista - RR (SBBV), tendo a bordo o piloto e três passageiros, com plano de voo de voo para o município de Surumumu - RR (SWMU), porém pousou na Aldeia Ericó, de onde seguiu para a Aldeia Saúba e retornou à Aldeia Ericó.

 

Após decolar dessa localidade, o motor apresentou forte vibração, seguida de parada total, chocando-se com o solo em meio à selva, sofrendo danos graves.

 

Durante a descida, o piloto conseguiu informar a posição provável da queda a uma outra aeronave.

 

O piloto e um passageiro sofreram lesões graves e os demais passageiros lesões leves.

 


 

08 AGO - Starflight Academia de Aviação - Cessna T-40 - PP-DBT

 

A aeronave estava realizando um pouso no Aeroporto de Carlos Prates - MG (SBPR) proveniente de Pará de Minas - MG (SNPA).

 

O voo era de instrução de navegação, encontrando-se a bordo os dois envolvidos no treinamento.

 

Após o toque na pista, a aeronave voltou a subir, tocando novamente no solo.

 

Como o final da pista se aproximava e a aeronave estava ainda com velocidade, o instrutor optou por comandar a saída da aeronave para a lateral direita da pista (grama), onde ela quebrou o trem-de-pouso esquerdo, a hélice e a asa esquerda.

 

Os dois ocupantes saíram ilesos.

 


 

11 AGO - Aeroclube de Sorocaba - Neiva 56-C-1 - PP-HPO

 

Tratava-se de um voo de instrução de navegação visual em circuito fechado, tendo a bordo instrutor e aluno do aeroclube.

 

A aeronave decolou de Sorocaba - SP (SDCO) para Barra Bonita - SP (SDLU), pretendendo retornar a Sorocaba.

 

Durante esse retorno, no través norte de Botucatu - SP, o motor apresentou forte ruído com perda de potência.

 

O instrutor assumiu os comandos e tentou um pouso de emergência em uma área descampada.

 

Não conseguiu, porém desacelerar a aeronave nos limites da área escolhida, batendo em uma cerca e parando em uma rodovia.

 

A aeronave teve danos graves, mas seus dois ocupantes saíram ilesos.

 


 

15 AGO - Particular - BE A-36 (Bonanza) - PT-LBH

 

A aeronave decolou de Araguaína - TO (SWGN) com destino a Gurupi - TO (SWGI), com o piloto e dois passageiros a bordo.

 

Não foi feito plano de voo nem qualquer contato com os órgãos do Controle de Tráfego Aéreo.

 

Familiares dos passageiros que aguardavam a chegada informaram o desaparecimento da aeronave ao SALVAERO, que constatou o último contato radar às 11:30 h (local) de 15/08/04.

 

Os destroços foram encontrados no dia seguinte próximo ao município de Santa Rita - TO, a cerca de 15 minutos de voo do destino.

 

Os três ocupantes faleceram no acidente.

 


 

17 AGO - Aviação Agrícola Alagoana - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GXS

 

A aeronave havia decolado da Usina Guaxuma, no Município de São Miguel - AL, com destino a Rio largo - AL (SNML), voo com duração prevista de 20 minutos.

 

Após 15 minutos, o piloto, única pessoa a bordo, percebeu que as condições meteorológicas do destino tendiam ao fechamento do aeródromo para o voo VFR.

 

Tentou retornar, mas as condições meteorológicas agravaram-se, o que o levou a optar por seguir para a Praia da Barra de São Miguel, onde decidiu pousar.

 

Devido à superfície irregular da areia, ocorreu a quebra do trem-de-pouso esquerdo, seguindo-se a pilonagem da aeronave, que ficou seriamente danificada.

 

O piloto sofreu ferimentos leves.

 


 

20 DE AGOSTO DE 2004

FAB - Força Aérea Brasileira

Neiva T-25C U

Prefixo: FAB 1855

 

 

Pouso forçado em campo na Estrada do Fio, próximo a uma fazenda em Mangabeira, perto de Eusébio, no Ceará, após falha de motor cerca de 30 minutos após a decolagem da Base Aérea de Fortaleza (CE) para voo de treinamento.

 

O monomotor, com capacidade para duas pessoas, fazia um vôo de instrução. De repente, o motor teria parado de funcionar. O piloto, capitão-aviador Carlos Henrique Afonso Silva, e o outro tripulante, sargento Flávio Luiz Ferreira, nada sofreram.

 


 

 

21 AGO - Aeroclube de Bragança Paulista - AK PA-56 C-1 - PP-HLV

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Bragança Paulista - SP (SDBP) para um voo re recheque de Instrutor de Voo e Monomotor Terrestre, tendo a bordo checando e checador.

 

Na decolagem, ao atingir a velocidade de 40 mph, o checando começou a picar a aeronave e esta saiu do solo com baixa velocidade, abrindo 45 graus à direita da pista, ainda a baixa velocidade e com pouco controle.

 

Essa situação permaneceu até que a aeronave, oscilando de asa, colidisse com o solo, sofrendo avarias graves.

 

Os dois ocupantes tiveram lesões leves.

 


 

24 AGO - Particular - Cessna 210 L - PT-KGG

 

A aeronave decolou de manhã com o piloto e três passageiros de São Félix do Xingu - PA (SNFX) com destino ao aeródromo de Aeroxingu, em Altamira - PA.

 

Após uma hora e 10 minutos de voo, o motor começou a apresentar fortes vibrações, o que levou o piloto a optar pelo corte do mesmo e realizar um pouso de emergência.

 

Não conseguindo um local seguro, foi obrigado a pousar sobre a floresta, mas apesar dos vários impactos com as árvores, apenas o piloto sofreu ferimentos graves, os demais somente lesões leves.

 

A aeronave, entretanto, ficou seriamente danificada.

 


 

05 SET - Particular - Cessna 182 P - PT-IBT

 

A aeronave decolou de Maués - AM (SWMW) com destino a Manaus - AM (SBEG), às 22:45 h (local) com apenas o piloto a bordo.

 

Após a decolagem, a aeronave apresentou falha de motor, sendo realizado um pouso forçado na praia fluvial de Maresia, onde ocorria um evento festivo municipal.

 

O piloto sofreu ferimentos leves, tendo a aeronave ficado parcialmente submersa.

 

O piloto foi preso em flagrante pela Delegacia Policial de Maués por encontrar-se com sintomas de embriaguez alcoólica.

 


 

11 SET - Particular - EMB- 810 C (Sêneca II) - PT-EBF

 

A aeronave decolou às 08:30 h (local) do Aeroporto de Boa Vista - AC (SBBV) com destino a Manaus - AM (SBEG), tendo a bordo o piloto e um passageiro.

 

A aproximadamente 12 NM do município de Presidente Figueiredo - AM, encontrou condições meteorológicas adversas, ocorrendo a perda de componentes da aeronave em voo e em seguida a colisão violenta com o solo.

 

A aeronave ficou totalmente destruída e seus ocupantes faleceram no local.

 


 

12 OUT - Particular - Cessna 150 G - PT-LMR

 

A aeronave decolou de Viçosa (SNVC) para Conselheiro Lafaiete (SNFK), ambos os municípios de Minas Gerais, para um voo de instrução de duração prevista de 50 minutos.

 

Próximo a Conselheiro Lafaiete, com condições meteorológicas desfavoráveis ao voo visual, o instrutor percebeu uma queda de potência do motor, optando por realizar um pouso de emergência em um terreno próximo ao município de Santana dos Montes - MG.

 

Ao realizar o toque no solo, a aeronave pilonou, sofrendo avarias graves.

 

Os dois ocupantes, porém, permaneceram ilesos.

 


22 OUT - Particular - EMB 721C Sertanejo - PT-EOO

 

A aeronave realizava um voo de Goiânia - GO (SBGO) para Cuiabá - MT (SBCY), com apenas o piloto a bordo.

 

Após aproximadamente uma hora de voo, o motor começou a falhar, vindo a parar completamente logo em seguida.

 

Não obtendo sucesso em executar nova partida, o piloto decidiu realizar um pouso forçado em uma área descampada com vegetação de cerrado.

 

Durante o pouso, uma das asas colidiu com uma árvore e foi arrancada da fuselagem e, na seqüência, a aeronave sofreu outros danos graves.

 

O piloto, porém, permaneceu ileso.

 


 

23 DE OUTUBRO DE 2004

BETA - Brazilian Express Transporte Aéreo

Boeing 707-330C

Prefixo: PP-BSE

 

 

A aeronave realizaria um voo de transporte de carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (SBEG), em Manaus - AM para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR), com dois pilotos e um mecânico de voo.

 

Havia concluído o alinhamento na cabeceira 10, e aplicado potência de estabilização.

 

Ao retirar a frenagem para o início da corrida, ocorreu um ruído alto, o que fez com que a tripulação cortasse imediatamente a potência.

 

Ao ruído, seguiu-se a adernagem gradativa da aeronave para a direita.

 

A tripulação constatou em seguida a ocorrência de fratura do trem-de-pouso direito, com perfuração da asa.

 

A evacuação dos três ocupantes ocorreu normalmente, sem quaisquer lesões. A aeronave sofreu danos graves.

 

Clique aqui e veja o Relatório Final do Cenipa.

 

 


 

26 OUT - Terceiro Milênio Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-GVS

 

A aeronave decolou do aeródromo de Itaqui - RS (SSIQ) para um voo de aplicação agrícola sobre uma plantação se soja em uma fazenda distante cerca de 16 NM do aeródromo.

 

Quando preparava-se para efetuar o primeiro “tiro”, e antes de ingressar na final para a aplicação, a aeronave colidiu com uma rede elétrica de baixa tensão, vindo a perder o controle e chocar-se com o solo em atitude picada.

 

A aeronave ficou seriamente danificada e o piloto sofreu ferimentos graves.

 


 

28 OUT - Particular - Cessna 172 - PT-AYR

 

A aeronave estava realizando um voo do aeródromo de Amarais (SDAM), no município de Campinas - SP, para Cuiabá - MT (SBCY).

 

Após decolar, o piloto sentiu dificuldade de ganhar velocidade e altura, sendo obrigado a realizar uma curva à esquerda para livrar obstáculos.

 

Como a dificuldade persistiu, o piloto decidiu realizar um pouso forçado em uma área descampada.

 

Durante o pouso, a aeronave colidiu a asa direita com o solo, perdendo o controle e vindo a pilonar em um barranco junto a um pequeno curso d’água.

 

A aeronave sofreu danos graves e seus ocupantes lesões graves.

 


 

28 OUT - Particular - Beechcraft F- 33 A - PT-OFP

 

O piloto decolou do aeródromo de Presidente Prudente - SP (SDPW) para um voo de manutenção.

 

Na primeira tentativa de decolar, abortou o procedimento por haver percebido que uma das portas encontrava-se aberta.

 

Após realizar um giro de 180 graus na cabeceira, decolou em sentido contrário ao originalmente pretendido.

 

Ao sair do solo, escutou um forte ruído, percebendo que a porta continuava aberta, decidindo manter o trem-de-pouso baixado e travado, para retornar à pista.

 

Na aproximação final, a aeronave colidiu com morrotes próximos à cabeceira, ficando seriamente avariada.

 

O piloto, que disse ter sofrido um mal súbito na final, sofreu ferimentos leves.

 


 

07 NOV - Voaar Aviação Agrícola - EMB- 201 A (Ipanema) - PT-UEG

 

A aeronave saiu da Fazenda Nossa Sª do Loreto (SJDU), em Uruguaiana - RS com destino a uma fazenda a cerca de 15 minutos de voo do local de decolagem, abastecida com 160 litros de combustível.

 

Cerca de 3 minutos após, estabilizado a 500 pés, o piloto percebeu cheiro de gasolina na cabine, decidindo retornar.

 

Nesse momento abriu a janela esquerda e a fumaça aumentou de intensidade. Optando por realizar um pouso forçado, o piloto abandonou a aeronave pela janela esquerda ao tocar o solo.

 

Ao rolar por cima da asa e cair no terreno, o mesmo sofreu ferimentos leves.

 

A aeronave foi destruída pelo fogo que se seguiu.

 


 

07 NOV - Particular - EMB 711T Corisco II - PT-NYS

 

A aeronave, com o piloto e seis passageiros, havia saído do aeródromo de Juína - MT (SWJN) para a Fazenda Modelo, em Aripuanã - MT, de onde decolara ao final da tarde do mesmo dia para regressar a Juína.

 

Logo após a decolagem para o destino, testemunhas avistaram a aeronave curvando à direita em direção a Juína e desaparecendo.

 

No dia seguinte, seus destroços foram encontrados a aproximadamente 2 km da cabeceira da pista da Fazenda Modelo. Os sete ocupantes faleceram no acidente.

 

O avião pertencia ao deputado estadual Ságuas Moraes Sousa e ao deputado federal Carlos Abicalil, ambos do PT de Mato Grosso. Ságuas e Abicalil tinham alugado o avião para a fazendeira Maria Conceição Martins.

 

Segundo os dados disponíveis na Polícia Civil, morreram no acidente, além da fazendeira, a filha dela, Eliane Martins, o piloto da aeronave, Alex Semensato, o empresário Paulo Antônio, a mulher dele, identificada como Cleo, os filhos Ingride, 8, e Matheus, 4.

 

Leia mais: Queda de avião deixa sete mortos em Mato Grosso

 


 

08 NOV - Fox Táxi Aéreo - PA-34-200 Seneca - PT-JTI

 

O PT-JTI no Aeroclube de São José dos Campos

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Monte Dourado - PA (SBMD), com o piloto e três passageiros, com destino ao Aeroporto Julio César (SBJC), em Belém - PA.

 

Cerca de 40 segundos após a decolagem, o piloto percebeu perda de potência do motor direito, decidindo então retornar.

 

Na curva para a aproximação final, foi necessário corrigir a trajetória, mas percebendo que ultrapassaria o limite lateral da pista, o piloto executou nova correção, o que acarretou o toque da ponta da asa direita com o solo.

 

Após esse choque, com a conseqüente perda de controle da aeronave, sobrevieram outras colisões que causaram graves danos à mesma.

 

Os ocupantes, porém, permaneceram ilesos.

 


 

11 NOV - Particular - Cessna A- 185 F - PT-JNM

 

A aeronave anfíbia havia decolado de Manaus - AM para a realização de um voo panorâmico sobre o arquipélago de Anavilhanas, localizado no Rio Negro, próximo ao município de Novo Airão - AM. Transportava o piloto e dois passageiros.

 

Voando a baixa altura, colidiu a ponta da asa direita da aeronave com a água, ocorrendo na seqüência o choque do flutuador direito, motor e hélice, tendo a mesma submergido no rio, onde sofreu graves danos.

 

Os três ocupantes faleceram no local do acidente.

 


 

16 NOV - Cessna C- 210 F - Particular - PT-CIE

 

A aeronave decolou do Aeroporto de Araçatuba - SP (SBAU) com destino a Birigui - SP (SDBI), tendo a bordo o piloto e três passageiros.

 

Após a decolagem, ocorrida às 14:30 (local), o piloto curvou à direita, aproando o destino.

 

Com cerca de três minutos de voo, nivelado a 1.100 pés de altitude, o motor parou de funcionar, obrigando o piloto a realizar um pouso forçado em uma plantação de milho.

 

A aeronave sofreu avarias graves, o piloto lesões leves e os demais ocupantes permaneceram ilesos.

 


 

21 NOV - Particular - EMB-712 (Tupi) - PT-RKC

 

A aeronave decolou da Chácara Santo Antônio, no município de Balsa Nova - PR, para a realização de um voo local.

 

Transportava o piloto e quatro passageiros, sendo um deles uma criança de colo.

 

Após a decolagem, a aeronave voou cerca de 1.300 metros, tendo colidido com o topo de uma árvore em uma fazenda vizinha.

 

Com o choque, a aeronave realizou um giro de 180 graus e precipitou-se de encontro ao solo.

 

O piloto e a criança faleceram no local, um passageiro sofreu lesões graves e os demais, lesões leves. A aeronave sofreu avarias graves.

 


 

21 NOV - Particular - Cessna C-182 H - PT-CGZ

 

A aeronave decolou de uma pista em Eunápolis - BA tendo como destino Salvador - BA (SBSV), com o piloto e um passageiro a bordo. Eram 04:15 h (local), portanto, período noturno.

 

Logo após a decolagem, encontrou condições meteorológicas adversas, penetrando em uma camada de nuvens.

 

Na tentativa de descer para encontrar condições visuais, a aeronave colidiu com o solo em voo nivelado, tendo chocado-se com uma árvore e pilonado.

 

Os dois ocupantes foram arremessados para fora da aeronave, vindo o passageiro a falecer.

 

O piloto, porém, sofreu apenas lesões leves. A aeronave teve danos graves.

 


 

27 NOV - Garça Aviação Agrícola - EMB- 201 A - PT-GQO

 

A aeronave decolou do aeródromo de Itaqui - RS (SIBZ) para realizar aplicação de produto agrícola em uma fazenda distante aproximadamente 3 km do aeródromo.

 

Estava a 500 pés de altitude quando percebeu variação de potência do motor, com perda de sustentação da aeronave.

 

Apesar de trocar o tanque de combustível e ligar a bomba auxiliar, não obteve sucesso, decidindo por um pouso de emergência em um campo.

 

Após o pouso em que houve vários impactos, a aeronave incendiou-se, sofrendo avarias graves. O piloto permaneceu ileso.

 


 

29 NOV - Brigada Militar do Rio Grande do Sul - AMT-200 (Ximango) - PP-EOB

 

A aeronave decolou do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre - RS, para realizar treinamento de toque e arremetida, com dois tripulantes a bordo.

 

Após a quarta decolagem, o piloto em comando reduziu a potência, simulando uma pane a baixa altura.

 

O piloto em instrução efetuou uma curva à esquerda com grande inclinação, ocorrendo a perda de sustentação da aeronave e sua colisão com o solo, em atitude picada e de dorso.

 

O incêndio que se seguiu consumiu toda a aeronave e seus ocupantes sofreram lesões graves.

 


 

01 DEZ - Aeroclube de Blumenau - AB 180 RYR - PP-GLI

 

A aeronave estava realizando a corrida de decolagem do Aeroporto de Blumenau - SC (SSBL) para um voo de instrução.

 

Quando o aluno comandou da saída do solo, a aeronave perdeu a reta da pista, terminando por sair pela lateral esquerda da mesma e colidir com um morrote do terreno, pilonando em seguida.

 

A aeronave teve avarias graves, mas seus dois ocupantes nada sofreram.

 


 

07 DEZ - Particular - EMB-810 D (Sêneca III) - PT-VLQ

 

A aeronave decolou de Joinville (SBJV) com destino a Florianópolis (SBFL), todo o voo realizado no Estado de Santa Catarina. Levava a bordo o piloto e três passageiros.

 

Na aproximação final para a pista 14, a aeronave perdeu bruscamente a altitude, vindo a colidir com a água a cerca de 2,9 NM da cabeceira da pista.

 

Os passageiros e o piloto conseguiram abandonar a aeronave, porém um dos passageiros veio a falecer.

 

A aeronave sofreu avarias graves, tendo ficado submersa por cerca de 48 horas.

 


 

11 DE DEZEMBRO DE 2004

NHR Táxi Aéreo

Embraer EMB-110 Bandeirante

Prefixo: PT-WAK

 

 

O Bandeirante partiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 03h58, horário local, em voo cargueiro com destino a Uberaba, em Minas Gerais, com dois tripulantes, para um voo de transporte de mala postal.

 

A aeronave transportava 1.524 kg de carga, elevando o peso de decolagem para 6.348 kg, enquanto o peso máximo de decolagem era de 5.600 kg.

 

A parte em rota do voo transcorreu sem intercorrências e às 04h58 a tripulação preparou-se para uma aproximação NDB à pista 17. No entanto, o tempo piorou com condições de visibilidade abaixo dos mínimos. Uberaba reportou teto de 100 pés e visibilidade de 800 m, que posteriormente diminuiu para 500 m.

 

Às 05h03 os pilotos ajustaram seus altímetros e identificaram uma diferença entre eles de 150 pés. O capitão informou que utilizaria o altímetro do copiloto.

 

Das 05h10 às 05h15 os pilotos realizaram o procedimento de aproximação com referências ADF e GPS, atingindo 3.300 pés na perna final de aproximação, com flaps em 50% e trem de pouso abaixado e travado. A elevação do aeroporto é de 2.655 pés e o MDA era de 3.000 pés.

 

O voo desceu abaixo do MDA enquanto o capitão procurava a pista em um buraco nas nuvens. Como o peso da carga não segura foi deslocado, a aeronave estolou e bateu em uma casa na Rua Uirapuru, matando uma pessoa que estava dentro dela. O Bandeirante se aproximava da pista 17. A aeronave ficou inteiramente destruída

 

O piloto Gerson Garcia do Amaral, 47, o copiloto Gilson Carlos Gisoldi, 28, e um morador de uma das casas, Paulo Sebastião dos Santos, 41, que estava dormindo no momento do acidente, morreram no local.

 

Clique aqui e leia o Relatório Final do Cenipa.

 


 

22 DEZ - Particular - BE F- 33 A (Bonanza) - PT-OBJ

 

A aeronave havia decolado do aeródromo Teruel (SSIE), em Campo Grande, com destino a Ponta Porá, todo o voo dentro do Mato Grosso do Sul. Estavam a bordo o piloto e um passageiro.

 

Com 20 minutos de voo o Controle de Tráfego Aéreo perdeu contato com a aeronave. Testemunhas afirmaram tê-la avistado sobrevoando a baixa altura a Fazenda São Martinho, em Sidrolândia - MS.

 

De acordo com as mesmas, em seguida à passagem, ouviu-se um estrondo que coincidiu com o cessamento do ruído do motor.

 

Os destroços da aeronave foram localizados em uma fazenda vizinha, tendo os dois ocupantes falecido no acidente.

 


 

27 DEZ - Particular - M-7-235B - PT-WBM

 

A aeronave anfíbia decolou do Hotel Rio Negro Lodge, em Barcelos - AM, com apenas seu piloto a bordo, para levar produtos a outro hotel da rede, próximo ao Rio Araca.

 

Ao retornar, já próximo ao Rio Negro Lodge, ocorreu a perda de controle da aeronave, com grande razão de descida.

 

A tentativa de interromper a descida superou o envelope da aeronave, fazendo com que a asa direita dobrasse para cima.

 

Em seguida, a aeronave entrou em atitude de dorso e colidiu com um banco de areia do rio, caindo na água e submergindo.

 

Teve, em conseqüência, avarias severas, e o piloto sofreu ferimentos graves.

 


 

31 DEZ - Particular - EMB-202 (Ipanema) - PT-URM

 

A aeronave havia acabado de realizar serviços de pulverização em uma lavoura de soja na Fazenda Paraíso, localizada no município de Jataí - GO.

 

Após recuperar a altitude depois da última passagem, realizou uma curva à esquerda para prosseguir para o pouso.

 

Durante essa curva, a aeronave colidiu com algumas árvores em uma área de relevo acidentado, vindo a precipitar-se de encontro ao solo, sofrendo danos graves.

 

O piloto veio a falecer em conseqüência do acidente.

 


 

Você tem mais informações sobre estes ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


.

Fontes: ASN, Wikipédia e CENIPA.

Edição de texto e imagem: Jorge Tadeu da Silva


Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2005

Ir para ACIDENTES BRASIL EM 2003

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva