.

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL - BACK TO INDEX

.

ACIDENTES AERONÁUTICOS OCORRIDOS NO BRASIL DE

1908 A 1949

.

MENU


PÁGINA INICIAL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

BRASIL

.

ACIDENTES

AÉREOS NO

MUNDO

.

ACIDENTES

DA TAM

.
VÍDEOS DE ACIDENTES
.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO BRASIL

.

IMAGENS DE ACIDENTES

NO MUNDO

.
CAIXA-PRETA
.
ACIDENTES HISTÓRICOS
.
ACIDENTES HELICÓPTEROS
.

A TRAGÉDIA

COM O FOKKER

100 DA TAM

.

O DESASTRE

NO VÔO 1907

DA GOL

.
AEROPORTOS
.
AERONAVES
.

EMPRESAS

AÉREAS

.
CURIOSIDADES
.
LOGOMARCAS
.
SELOS POSTAIS
.

INFORMAÇÕES

E SERVIÇOS

.
.ARTIGOS
.
LINKS
.
FAÇA SUA ESCUTA AÉREA NOS PRINCIPAIS AEROPORTOS DO BRASIL E DO MUNDO
ATC- Faça sua escuta aérea
.

 Assine meu

Livro de Visitas

.
.
SITE DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
BLOG DO JORNALISTA JORGE TADEU
.
O ARQUIVO DO FUTEBOL
.
A HISTÓRIA REAL DO ACIDENTE COM O FOKKER 100 DA TAM - VÔO 402
.
Quer ser um site parceiro?
.

ANUNCIE

NESTE SITE

.

SOBRE O AUTOR

E SUAS FONTES

.
SOBRE O SITE
.
FALE CONOSCO
FALE CONOSCO
.

Designer:

Jorge Tadeu

.

1949

19 DEZ 1949 - Aerovias Brasil - Douglas DC-3

(C-47A-30-DK Dakota III)

Prefixo: PP-AXG

O avião, nomeado "Amazonas", decolou do Aeroporto Goiabeiras (VIX/SBVT), em Vitória, no Espírito Santo, levando três tripulantes e três passageiros para um vôo de treinamento. O DC-3 deixou de funcionar possivelmente sobre o mar. Os seis ocupantes desapareceram junto com o avião.

 


 

01 DEZ 1949 - REAL Aerovias - Douglas DC-3

(C-47-DL)

Prefixo: PP-YPM

No início da tarde do dia 01 de dezembro de 1949, O DC-3 da Real Aerovias, acidentou-se ao colidir com uma colina, em Ribeirão Claro, no Paraná, voando baixo, em péssimas condições meteorológicas. Ao tocar o solo, capotou. É sabido que o jovem comandante, Carlos Alberto Pires da Rocha, com apenas 23 anos de idade, foi forçado a realizar o vôo mesmo com as condições desfavoráveis. A bordo estavam quatro tripulantes e dezesseis passageiros. As vinte pessoas morreram.


 

30 SET 1949 - TABA -Cia. de Transportes Aéreos Bandeirantes

Consolidated PBY-5A Catalina

Prefixo: PP-BLB

O avião tipo Catalina, prefixo PP-BLB, da TABA (antiga Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que partiu do Rio de Janeiro, no dia 30/9/49, com destino a Porto Alegre, ao amerrissar no porto da Cidade de Iguape, no Estado de São Paulo, bateu num banco de areia, partindo-se ao meio e submergindo nas águas do rio que ali desemboca. Pilotava o aparelho o próprio diretor da empresa, Comandante Carl Heinz Eberius, que levava como co-piloto Eduardo Dohle, como telegrafista José Couto e como mecânico, Paulo Cesar Niemeir. Os quatro faleceram no local.

O Catalina PP-BLB, a aeronave envolvida no acidente

 


 

30 SET 1949 - TABA -Cia. de Transportes Aéreos Bandeirantes

Douglas DC-3

Prefixo: PP-BLC

O DC-3 Douglas, prefixo PP-BLC se acidentou em 30 de setembro de 1949, ao pousar em Iguape (SP), quando foi prestar socorro aos sobreviventes do acidente envolvendo a aeronave Consolidated PBY-5A Catalina, prefixo PP-BLB da mesma empresa (acidente descrito acima).

Após ser recuperado, o Douglas DC-3, da TABA, foi vendido à empresa REAL Transportes Aéreos, onde passou a operar sob o prefixo PP-YPX, vindo a se acidentar em 17 de setembro de 1951.

Histórico da aeronave:

42-32928 - Força Aérea dos Estados Unidos (USAF)

PP-AZA - Empresa Aerovianca Atlantica (ATDB)

PP-BLC - Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA)

PP-YPX - REAL Transportes Aéreos

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

?? SET 1949 - VARIG - Junkers A50 ce

Prefixo: P-BAAI/PP-VAI/PP-REL

Acidente com o avião conhecido como VARIG 'Minuano' Pena.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 AGO 1949 - Linhas Aéreas Brasileiras - Douglas DC-3

(C-47A-45-DL)

Prefixo: PP-AJB

As hélices dos motores no. 1 e no. 2 desprenderam-se durante o vôo. O avião fez um pouso forçado próximo de Joinville, SC.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

02 AGO 1949 - VARIG - Curtiss C-46D-10-CU - PP-VBI

O Curtiss C-46, PP-VBI, partiu de São Paulo às 11:23 hs. com destino a Porto Alegre. Uns 20 minutos antes da chegada, foi notado fogo no compartimento de carga 'G'.

O piloto executou uma descida de emergência enquanto a tripulação tentava, em vão, extinguir o fogo. O piloto e o co-piloto não conseguiam ver seus instrumentos devido a fumaça espessa na cabine. Para conseguir enxergar, tinham que manter suas cabeças fora da janela do avião para conseguir realizar uma aterrissagem de emergência em terreno montanhoso.

Os passageiros aglomeraram-se em pânico na extremidade dianteira do avião numa tentativa de escapar do fogo. Isso causou uma mudança perigosa e repentina no centro de gravidade do avião. O Curtiss C-46 balançou violentamente durante a aterrissagem em piso ruim, na Província de São Francisco de Paulla, Jaquirana, RS.

A bordo estavam seis tripulantes e trinta passageiros. Faleceram quatro passageiros e um tripulante, o comissário João Motta Ferreira.

CAUSA PROVÁVEL:

O fogo no compartimento de carga 'G' do avião não foi determinado pela investigação com o causa do acidente, que supôs que diversos fatores contribuintes podem ter existido, como a ignição do material inflamável contida no compartimento de carga ou com os passageiros ou uma ponta de cigarro acesa que caiu no compartimento de carga através de um furo aberto no assoalho da aeronave ou um furo de rebite (considerou uma possibilidade muito remota).

O relatório indica que diversos passageiros, possivelmente estudantes, traziam potes com petróleo da Bahia, podem ter contribuído para a ocorrência do acidente.

 


 

07 JUN 1949 - FAB - Força Aérea Brasileira - Correio Aéreo Nacional  Douglas DC-3

(C-47B-50-DK)

Prefixo: FAB-2023

O avião militar - em missão pelo Correio Aéreo Nacional - ia do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis (FLN/SBFL), SC, com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, RS (POA), RS. A bordo estavam 13 recrutas, nove civis (incluindo quatro mulheres) e duas crianças, um grupo de seis tripulantes. O vôo 2023 estava em um vôo rotineiro. Logo após a decolagem de Florianópolis, às 14 horas, o C-47, realizava o vôo sob condições meteorológicas adversas.

Quatro minutos após a decolagem, a tripulação informou pelo rádio que estavam voando por instrumentos. Em seguida o DC-47 chocou-se no Pico da Cambirela, no município de Palhoça, em Santa Catarina.

As equipes de resgate levaram 27 horas para chegar ao local do acidente.

Todos os 28 ocupantes morreram no acidente. Era - até aquele momento - o pior acidente da história da aviação brasileira.

Fonte: Times

 


 

05 MAI 1949 - O. Steiner - Curtiss C-46A-5-CK

Prefixo: PP-DKF

Acidente próximo ao município de Tupaciguara, MG.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

20 ABR 1949 - TCA - Transportes Carga Aérea - Douglas DC-3

(C-47A-90-DL)

Prefixo:  PP-ASB

O DC-47 vinha do Rio de Janeiro. A aproximação ao aeroporto de Porto Nacional (PNB/SBPN), em Tocantins, foi abandonada e o piloto aplicou o potência cheia nos motores. O motor nº. 1 falhou e o controle foi perdido. O C-47 golpeou em direção ao solo, fazendo com que a engrenagem principal esquerda fosse cortada fora. O avião foi destruído pelo fogo. Sem mortes.

CAUSA PROVÁVEL: falha de motor no sistema hidráulico e outras causas tiveram apuração prejudicada devido à destruição do avião pelo fogo.

 


 

29 MAR 1949 - Aerovias Brasil - Douglas DC-2-243

Prefixo: PP-MGA

Acidente com o avião DC-2 em Belo Horizonte, MG.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11 JAN 1949 - SAVAG - Lockheed 18 Lodestar

Prefixo:  PP-SAC

Na decolagem de Pelotas, no Rio Grande do Sul, caiu logo após decolar, provavelmente por falha dos motores devido à contaminação de combustível. Os oito ocupantes morreram.


 

05 JAN 1949 - BSAA - British South America Airways

Avro 685 York I

Prefixo: G-AHEX

Acidente em Caravelas, na Bahia deixa três mortos. Uma falha do pneu ocorreu na decolagem. A decolagem continuou e uma inspeção visual foi realizada ao atingir a altitude de cruzeiro. Nada incomum foi notado. Após 3,5 horas de vôo o motor do nº 3 falhou e um iniciou-se um incêndio no mesmo.

A tripulação começou imediatamente uma descida em espiral para tentar um pouso de emergência. O avião York, descontrolado, deixou de funcionar e aterrissou perto de Caravelas, na Bahia.

CAUSA PROVÁVEL:

Fogo a bordo do o avião em vôo. A causa secundária seria o estouro de um pneu da roda à estibordo, tendo por resultado os danos à estrutura e à instalação do sistema de óleo e que ocorreu ao decolar. O estouro do pneu destruiu os suportes do equipamento hidráulico, que eram presos no nacele do motor, causando danos à instalação do sistema de óleo,  de modo que o óleo foi lançado para fora tendo por resultado os danos adicionais ao sistema da hélice. Devido à falta de óleo, causada pelo escoamento, as hastes de conexão foram rasgadas para fora, contribuindo para um aumento excessivo na velocidade. Dessa maneira a hélice descontrolada e alta velocidade resultante fizeram com que o motor quebrasse a seguir, permitindo o aumento do fogo, cuja a intensidade foi agravada pela grande quantidade de óleo em volta do nacele do motor nº 3.


 

1948

 

07 OUT 1948 - LAP - Linhas Aéreas Paulistas - Douglas DC-3

(C-47A-15-DK)

Prefixo: PP-LPB

Acidente em Campina Grande, PB.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

 

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 

 

 


 

30 AGO 1948 - Particular - Monomotor (?)

Prefixo:  ?

Queda de um avião monomotor - conhecido popularmente como "teco-teco"-, levou à morte seus dois ocupantes: o patense José Adalardo Belluco (aos 23 anos) e um amigo de nome Luis. Os dois eram bancários, moravam em São Paulo e tinham vindo a Patos de Minas (MG) para visitar alguns parentes e amigos. Poucos minutos depois de levantar voo do aeroporto que ficava na região onde hoje está a CEMIG, ele embicou rumou ao solo e caiu em frente ao Grupo Escolar Marcolino de Barros.


 

14 JUL 1948 - Aerovias Brasil - Douglas DC-3

(DC-47A-70-DL)

Prefixo:  PP-AVO

Logo após a decolagem de Belém do Pará, o DC-3 começou a enfrentar problemas de motor. O Comandante Arsênio Cardoso não conseguiu manter o controle do aparelho, que caiu minutos depois, explodindo e matando todos os seus cinco ocupantes.


 

13 MAR 1948 - Syndicato Condor - Douglas DC-3

Prefixo:  PP-CBX

 

 

Acidente com um DC-3, PP-CBX, quando se aproximava para pousar no Aeroporto de Congonhas, São Paulo. O avião veio a se chocar com a Serra da Cantareira, morrendo o piloto José Pedro de Carvalho, o co-piloto, o radiotelegrafista Orestes de Giovani, o aeromoço e todos os passageiros.


 

07 MAR 1948 - VARIG - Messerschmitt M-20

Prefixo:  PP-VAK

Acidente com avião batizado de VARIG 'Acegua'.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

07 MAR 1948 - VARIG - Lockheed 10 Electra

Prefixo: PP-VAS

Queda de avião da VARIG em Porto Alegre, RS.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

27 FEV 1948 - FAB - Força Aérea Brasileira - Douglas C-47A-85-DL

Prefixo:  FAB-2040

O avião da FAB ia do Rio de Janeiro para o Aeroporto Cayenne-Rochambeau (CAY/SOCA), na Guiana Francesa. O Douglas C-47 caiu no município de Anajás, no Pará. Dos 26 ocupantes, 23 morreram.


1947

12 AGO 1947 - FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Douglas DC-4 (C54A-DO)

Prefixo: LV-ABL

 

Acidente com avião em Itapemirim, ES.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11 JUN 1947 - FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Avro 691 Lancastrian

Prefixo: LV-ASC

 

Acidente com avião em Natal, RN. Cinco vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

22 MAI 1947 - Aerovias Brasil - Douglas DC-3

(C47B-28-DK)

Prefixo: PP-AVM

 

Acidente com avião no Rio de Janeiro, RJ. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

05 FEV 1947- Aerovias Brasil - Douglas DC-2-112

Prefixo: PP-AVG

Acidente com avião em Lagoa Santa, Goiás. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 JAN 1947 - Panair do Brasil - Sikorsky S-43B

Prefixo: PP-PBN

Acidente com avião da Panair do Brasil em São Paulo, SP. Dos 14 ocupantes, 11 morreram.


1946

23 DEZ 1946 - FAMA - Flota Aérea Mercante Argentina

Avro 685 York I

Prefixo:  LV-XIG

O Avro York prefixo LV-XIG decolou de Londres no dia 22 de dezembro, fazendo escalas em Paris, Dakar e Natal. Essa seria a viagem transatlântica inaugural entre a Argentina e a Grã Bretanha.

No dia 23, ao se aproximar do Rio (última escala antes de Buenos Aires- destino final do voo transatlântico) se deparou com mau tempo, principalmente chuva forte, contatando a torre do aeroporto do Galeão por volta das 11h30 min (hora local). Sua chegada estava prevista para as 12:30 min.

Durante a aproximação para o pouso, a aeronave se perdeu em denso nevoeiro indo de encontro a uma elevação na região do Morro do Sertão por volta das 12h00 min, à oeste do Parque Nacional da Tijuca. Como a aeronave estava próxima do pouso, transportando pouco combustível, acabou não explodindo. Isso dificultou a localização dos destroços, localizados por agricultores locais algumas horas depois da queda. Por conta do local ser de difícil acesso, os bombeiros iniciariam a retirada dos corpos mais de 12 horas depois do acidente.

Dos 21 ocupantes, apenas 2 sobreviveriam ao choque. Um dos sobreviventes, Enrique Lacroix (funcionário da FAMA), faleceria por conta da gravidade dos ferimentos. Com isso, apenas Claudio Mendoza Rios (tenente da Força Aérea Peruana) sobreviveria ao desastre. Entre os mortos estava o ex interventor da província de Salta e então ministro da embaixada argentina em Portugal , Arturo Fassio.

Durante a remoção dos destroços foram encontrados bens valiosos entre a bagagem dos passageiros como dinheiro e jóias. Esses bens seriam furtados por conta da ineficiência das autoridades, que notariam o furto apenas muitos dias depois.

O Avro 685 York I,  prefixo LV-XIG

O acidente no Rio seria o primeiro dos 7 acidentes graves sofridos pela FAMA sua curta existência. Naquela época, as cartas aeronáuticas não eram precisas e era raros serem encontrados erros na altitude de morros e montanhas. Aliado ao mau tempo e a inexistência (à época) de eficientes equipamentos para proporcionar um voo seguro por instrumentos contribuiriam para o acidente.

Por conta do controle da empresa argentina pertencer ao governo argentino, muitos pilotos militares assumiram o comando de suas aeronaves. Esses pilotos militares protagonizariam diversos atos de desrespeito às autoridades aéreas brasileiras. Era frequente o desrespeito de ordens da torre de controle, pousos não programados e não autorizados previamente. Esse comportamento rendeu diversas punições aos aviadores argentinos.

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Noite de 21/12/1946.


 

22 OUT 1946 - Panair do Brasil - Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo:  PP-PBQ

A aeronave, pilotada pelo Cmte. Bruno Rotta, entrou numa tempestade, encontrando condições extremamente adversas, que chegaram a danificá-la com alguma seriedade. Por exemplo, as antenas de rádio foram arrancadas pela severidade dos ventos encontrados. Sem comunicação e com sua aeronave avariada, o Cmte. Rotta trouxe seu Lodestar para pouso em emergência, acidentando-se ao pousar numa pista improvisada na cidade de Catanduva, SP.


 

27 SET 1946 - Panair do Brasil - Douglas DC-3

Prefixo: PP-PCH

Acidentou-se perto de Alto Rio Doce, MG. Todos os 16 ocupantes morreram. O DC-3 era comandado por Otávio Bezerra Cavalcanti.


 

28 ABR 1946 - Syndicato Condor - Douglas DC-3

(C-47B-28-DK)

Prefixo:  PP-CCD

Queda do DC-3, PP-CCD. Durante o vôo, enfrentou uma pane e teve de fazer um pouso forçado no Rio Negro, próximo a Barcelos, Amazonas. Após o impacto, a aeronave flutuou um pouco e acabou afundando, sem contudo provocar ferimentos fatais em nenhum dos ocupantes.


 

21 ABR 1946 - Syndicato Condor - Douglas DC-3

(C-47B-23-DK) 

Prefixo:  PP-CCA

Acidentou-se durante o pouso em Corumbá. Perda total.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

21 ABR 1946 - Linhas Aéreas Transcontinental Brasileira

Avro Anson

Prefixo: PP-ATC

Acidentou-se durante o pouso em São Paulo, SP.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

08 MAR 1946 - Companha Meridional de Transportes Aéreos

Avro Anson

Prefixo: PP-MTC

Acidente ocorrido no Rio de Janeiro, RJ.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

15 FEV 1946 Panair do Brasil Fairchild XA942A

Prefixo:  PP-PMB

Segundo acidente com o avião PP-PMB.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

05 FEV 1946 - Syndicato Condor - Douglas DC-3

(C-47B-23-DK)

Prefixo:  PP-CBS

Queda do DC-3, PP-CBS, pegou fogo ao pousar no Aeroporto de Ilhéus, BA, sofrendo graves ferimentos o piloto Cyro de Araújo França e o co-piloto Karl August Werner. O comandante França viria a falecer no comando de um Convair 240 da Cruzeiro em Vitória, ES, em 1962.


1945

19 DEZ 1945 - Companha Meridional de Transportes Aéreos

Avro Anson

Prefixo: PP-MTA

Acidente ocorrido na região de Itaipu, no Paraná.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

05 NOV 1945 - Linhas Aéreas Transcontinental Brasileira

Avro Anson

Prefixo: PP-ATD

Acidente ocorrido na cidade de Tupã, em São Paulo.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11 AGO 1945 - Syndicato Condor - Junkers F-13

Prefixo: P-BACA/PP-CAK

Acidente com o Syndicato Condor 'Piraja' no Estado do Maranhão.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

10 JUN 1945 - Syndicato Condor - Junkers W34 Ju46hi

Prefixo: PP-CBK

Queda do avião Syndicato Condor 'Tingua' no Rio das Contas, no Município de Rio de Contas, BA.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 JUN 1945 - Aerovias Brasil - Douglas DC-3

(C53D-DO)

Prefixo:  YS-22

Queda do avião Douglas DC-3 no bairro de Ipiabas, no município de Barra do Piraí, RJ.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

14 ABR 1945 - FAB - Força Aérea Brasileira - Douglas C-47B-20-DK

Prefixo: FAB-10

 

 

O Douglas C47B da FAB acidentou-se em Barreiras, na Bahia. Não houve vítimas fatais.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


15 FEV 1945 - Navegação Aérea Brasileira - Lockheed L-18 LodeStar  Prefixo:  PP-NAE

Acidente com L-18 LodeStar em Lagoa Santa, Goiás. Os quatro tripulantes e os sete passageiros morreram.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1944

18 OUT 1944 - USA Air Force - Curtiss C-46A-5-CK Commando

Prefixo: 43-46997

Acidente com avião da Força Aérea Americana em Natal, Rio Grande do Norte. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

11 OUT 1944 - Navegação Aérea Brasileira

Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo: PP-NAF

Acidente com avião da NAB no município de Pirapora, em Minas Gerais. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net


 

21 SET 1944 - Panair do Brasil - Lockheed L-18 Lodestar

Prefixo:  PP-PBH

 

Caiu logo após a decolagem no município de Rio Doce, em Minas Gerais. Morreram os 17 ocupantes, entre eles o cmte. Gaspar Weber, co-piloto Alcione Lowes Bastos, o radiotelegrafista Rodolfo Guinâncio e o comissário Guilherme Amaral.


 

30 AGO 1944 - Panair do Brasil - Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo:  PP-PBI

 

Terceiro acidente fatal em aproximação noturna para o aeroporto de Congonhas, SP, envolvendo aviões Lockheed LodeStar da Panair - em menos de 3 três anos. Morreram 18 ocupantes, entre eles o Cmte. Servulo de Paula Machado, o co-piloto Adriano Chiaraini, o radiotelegrafista Adolfo Ristow e a aeromoça Ondina Telles de Azevedo.


 

27 AGO 1944 - USA Air Force - Consolidated Catalina

Prefixo: 33961

Acidente com avião da Força Aérea Americana em Fernando de Noronha. Sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


20 JUN 1944 - VARIG - Lockheed 10C Electra

Prefixo: PP-VAG

O acidente com o Lockheed 10/AE, PP-VAG, Electra, batizado de VARIG 'Santa Cruz', se deu ao colidir em vôo rasante com as águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre. Morreram o piloto Lau, o co-piloto Frederico Hocwart e oito passageiros.


 

26 MAI 1944 - USA Air Force USAAF

Curtiss C-46A-40 - CU Commando

Prefixo: 4261058

Queda do avião das Forças Aéreas dos Estados Unidos no Município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

10 MAI 1944 - USA Air Force - Consolidated Catalina

Prefixo: 46520

 

Queda do avião das Forças Aéreas dos Estados Unidos em Natal, no Rio Grande do Norte. Dez pessoas morreram.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

16 ABR 1944 - Syndicato Condor - Junkers W-34

Prefixo:  PP-CAR

Segunda queda do Junkers W-34, PP-CAR, Syndicato Condor 'Tapajos'. O acidente ocorreu ao realizar pouso de emergência no Aeroporto Santos Dumont, RJ, quando fazia vôo de treinamento. Morreram o piloto-instrutor Leonardo Henrique, João Baptista Hass, o piloto Adelino e o radiotelgrafista Raffard, salvando-se com graves ferimentos o piloto Nelson Manoel da Silva.


 

11 ABR 1944 - Panair do Brasil - PBY-5A Catalina

Prefixo: PP-PCZ

No pouso no Município de Portel, no estado do Pará, a aeronave se acidentou, ficando totalmente destruída. Todos ocupantes escaparam com vida.


 

12 JAN 1944 - Syndicato Condor - Junkers W-34

Prefixo:  P-BANA/PP-CAN

Na queda do Junkers W-34, Syndicato Condor 'Tiete', ao decolar do Aeroporto Santos Dumont, RJ, morreu o piloto Walmor Bernardoni e salvou-se com graves ferimentos o radiotelegrafista Oceano de Sá.


1943

27 AGO 1943 - VASP - Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-SPD

No dia 27 de agosto de 1943, o "Cidade de São Paulo" decolou do Aeroporto de Congonhas as 7h30min, com previsão de pouso no aeroporto Santos Dumont por volta das 9h15. Transportava 18 passageiros e 3 tripulantes, sendo comandado pelo comandante Romeu Fávero.

Durante a aproximação para o pouso, havia nevoeiro intenso no Rio e o piloto abortou a primeira tentativa de pouso. Durante a manobra para efetuar a segunda tentativa, colidiu uma de suas asas num prédio da Escola Naval localizado no norte da ilha de Villegagnon, partindo-se em 3 pedaços (a asa cairia no mar assim como a maior parte da fuselagem, enquanto que apenas parte da cauda cairia no pátio da Escola Naval), e desgovernado, acabou caindo na Baía de Guanabara, afundando poucos segundos depois. Após a queda, os cadetes da escola naval iniciaram o resgate dos passageiros. Somente 3 passageiros sobreviveriam a queda.

Entre os passageiros mortos, encontravam-se o arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, o jornalista Cásper Líbero, o arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva e os sacerdotes que o acompanhavam: Monsenhor Alberto Teixiera Pequeno, o padre Nelson Norberto de Sousa Vieira..

Morreram no acidente o comandante Romeu Fávero de Favret, o mecânico de voo Waldemar Mayer, radiotelegrafista Frederico Ewald. No total, dos 18 ocupantes, 15 pessoas morreram.

Esse seria o segundo acidente envolvendo a frota de Junkers da VASP, que inicialmente era composta por 8 aeronaves. Por conta da Segunda Guerra Mundial, as aeronaves alemãs passaram a voar menos por conta da falta de peças sobressalentes (apesar da VASP e da indústria paulista terem fabricado peças sobressalentes) e, após o fim do conflito, seriam gradativamente substituídos por aeronaves americanas Douglas DC-3 e C-47.

Clique aqui e veja a notícia publicada no Jornal do Brasil de 28/08/1943.

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Manhã de 28/08/1943.

Clique aqui e leia outra versão sobre esse terrível acidente.

Modelo em escala do Junkers JU-52, prefixo: PP-SPD, da VASP

 


 

27 JUL 1943 - Pan American - Sikorsky S-42

Prefixo: NC16736

Acidente ocorrido em Manaus - AM.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

18 JAN 1943 - U.S. Army Air Forces - Consolidated C-87

Prefixo:  41-1708

 

O avião militar americano que fazia a rota Accra em Ghana - Natal no Brasil desapareceu, por volta das 23 horas, quando sobrevoava a costa brasileira. O avião nunca foi localizado. Seus seis tripulantes e vinte passageiros foram dados como mortos.


1942

07 DEZ 1942 Panair do Brasil Fairchild XA942A

Prefixo:  PP-PMB

Colisão com a aeronave Catalina "Manaus" no Rio de Janeiro.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

07 DEZ 1942 – Consolidated Vultee 28 Catalina

Prefixo:  ?

Colisão com a aeronave Fairchild da Panair do Brasil no Rio de Janeiro.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


28 SET 1942 - Panair do Brasil - Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo:  PP-PBG

 

O avião fazia uma aproximação noturna com mal tempo. O L-18 LodeStar arremeteu e iniciou circuito para uma nova tentativa. Foi ouvido passando sobre o aeroporto, baixo, mas totalmente fora do eixo da pista. Minutos depois colidiu com o terreno, em Santo André, SP, matando todos os 15 ocupantes, entre eles o Cmte. Ismael Guilherme e o co-piloto Walter Seibel.


 

28 FEV 1942 - VARIG - Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-VAL

O Junkers JU/52, PP-VAL, batizado de VARIG 'Maua', caiu às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre pouco depois de decolar do Aeroporto São João. Morreram seis dos vinte e um ocupantes, entre eles o piloto Harald Stunde e o mecãnico de vôo Bruno.


 

24 FEV 1942 - Syndicato Condor - Junkers W-34

Prefixo:  P-BAOA/PP-CAL

Queda do Junkers W-34, P-BAOA/PP-CAO, Syndicato Condor 'Taquary', ao fazer um pouso forçado em Riachão, estado do Maranhão. Morreram o piloto Cid Sebastião da França Brugger e o mecânico de vôo Jayme Franco Americano.


1941

08 DEZ 1941 Panair do Brasil Fairchild XA942A

Prefixo:  PP-PAP

Segundo acidente com o avião PP-PAP.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

18 AGO 1941 - Panair do Brasil - Lockheed L-18 LodeStar

Prefixo:  PP-PBD

 

O L-18 LodeStar fazia uma aproximação noturna com mal tempo. A aeronave arremeteu e iniciou circuito para uma nova tentativa. Desviou-se da rota prescrita e acabou batendo na Serra da Cantareira em São Paulo, SP. Dos 14 ocupantes morreram cinco passageiros e mais o Cmte. Clovis Roldão de Oliveira Bastos, o co-piloto Comet Sipetz e o radiotelegrafista.


26 JUN 1941 - Pan American Grace Airways - Sikorsky S-43

Prefixo: NC16928

 

Queda do avião no Rio de Janeiro. Sem mortes.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1940

09/12/1940

             17/07/1940

   

21/06/1940

             10/06/1940

   

23/05/1940

             04/04/1940

   

 09/01/1940

           

   

 

08 NOV 1940 - Colisão Aérea

 

 

VASP - Junkers JU-52 3/mg3e

Prefixo: PP-SPF

Shell-Mex Argentina

de Havilland 90 Dragonfly Rapide

Prefixo: LV-KAB

Em 1936 a Vasp estabeleceu a primeira linha comercial entre São Paulo e Rio de Janeiro, e em 1937 recebeu seu terceiro Junkers. Tragicamente, este avião, matriculado PP-SPF, batizado de VASP 'Cidade de Santos' sofreu o primeiro grande acidente de nossa aviação comercial: Em 8 de novembro de 1939 chocou-se, após a decolagem do aeroporto Santos Dumont, com um de Havilland 90 Dragonfly argentino matriculado, que se aproximava para pouso na pista do Fluminense Yacht Club (hoje Iate Clube do Rio). As duas aeronaves caíram sem deixar sobreviventes entre seus ocupantes. A bordo do Junkers Ju 52 da VASP estavam quatro tripulantes - entre eles o Comandante Julio Fernandes Costa, o copiloto Paulo Cintra Leite e o navegador Eli Lopes de Araújo - e mais 14 passageiros. Não houve sobreviventes. Na aeronave proveniente a argentina havia apenas o piloto a bordo, que também faleceu no acidente. A visibilidade ruim foi apontada como a causa da colisão aérea.

Um Junkers JU 52 Trimotor

 

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Manhã de 09/11/1940

 


1939

20/10/1939

           16/07/1939

   

12/05/1939

            12/02/1939

    

   

30/01/1939

             23/01/1939           

   

23/01/1939

 

           

 

   

08 NOV 1939 -


 

13 AGO 1939 - Pan American World Airways - Sikorsky S43

Prefixo: NC16933

O Hidroavião "Baby Clipper", que realizava o voo Miami-Rio de Janeiro, às 16:35 hs do dia 13 de agosto de 1939, sofreu brusca perda de potência no motor esquerdo e imediatamente inclinou-se para esse lado iniciando uma descida rápida. O avião continuou a perder altitude e girar em um ângulo mais agudo em direção a uma pequena ilha próxima a costa do Rio de Janeiro onde efetuou a aterrissagem. Com a  perda contínua de de potência do motor esquerdo a mesma foi realizada sob condições acentuadamente perigosas. A bordo estavam 12 passageiros e quatro tripulantes. Apenas dois passageiros sobreviveram à queda.


 

08 MAI 1939 Panair do Brasil Fairchild XA942A

Prefixo:  PP-PAP

Acidente com avião em Santarém, PA.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

13 JAN 1939 – Syndicato Condor – Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-CAY

Queda do Junkers Ju 52/3m, PP-CAY, o Syndicato Condor 'Marimba', ao chocar-se com a Serra do Sambé, Município de Rio Bonito, RJ, quando voava de Vitória, ES, para o Rio de Janeiro. O avião foi destruído pelas chamas. Morreram o piloto Severiano Primo da Fonseca Lins, primeiro comandante brasileiro da aviação comercial, o mecânico de vôo Rudolf Julio Wolf, o radiotelegrafista Everaldo machado de Faria, o aeromoço Alberto Togni, o piloto em treinamento Apulchro Aguiar de Mello, mais quatro passageiros adultos e uma criança.


1938

?? OUT 1938 Syndicato Condor – Junkers G24

Prefixo:  P-BABA/PP-CAB

 

Acidente com avião batizado como Syndicato Condor 'Ypiranga', em Cururipe, Alagoas.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

15 AGO 1938 Syndicato Condor – Junkers JU-52/3mfe

Prefixo:  PP-CAT

Queda do Junkers JU 52/3m , PP-CAT, o Syndicato Condor 'Anahangu', ao decolar no estirão do Caju, baia da Guanabara, RJ, morrendo o piloto João Urukupina, o mecânico de Vôo, o radiotelegrafista Catelli, o aeromoço e todos os 17 passageiros.


 

22 MAI 1938 Syndicato Condor – Junkers JU-52/3m

Prefixo: PP-CBC

Queda do Junkers JU 52/3m, PP-CBC, o Syndicato Condor 'Guaracy', ao decolar do estirão do Porto de Santos, SP. Quase todos os ocupantes se salvaram, a exceção foi o Ministro da Justiça Maurício Cardoso.


 

?? ??? 1938 Panair do Brasil – Sikorsky S-38

Prefixo:  PP-PAM

Acidente com avião no Rio Branco, AC.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

05/05/1938 e 16/08/1938

            17/01/1938

 

 

   

1937

25/09/1937

            14/09/1937

 

 

02/07/1937

            21/05/1937

   

15/05/1937

 
   

 

08 FEV 1937 Panair do Brasil – Sikorsky S-43

Prefixo: PP-PAR

 

Acidente com avião em Vitória, ES.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

15 JAN 1937 – J. Costa – Lockheed Vega

Prefixo: NR105N

Acidente com avião em Conceição do Serro, MG. Este município chama-se atualmente Conceição do Mato Adentro.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1936

13/10/1936

            02/10/1936

   

04/09/1936

             01/09/1936

   

15/07/1936

              10/07/1936

   

05/01/1936

 
   

 

05 FEV 1936 Syndicato Condor – Junkers W34 Ju46fi

Prefixo:  PP-CAU

Acidente com avião Syndicato Condor 'Tocantins' no Rio de Janeiro. Não houve vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1935

17/11/1935

           14/11/1935

   

20/07/1935

 
   

 

02 NOV 1935Air France – Latécoère 28

Prefixo: F-AJIQ

Acidente com avião da Air France em Salvador, BA. Quatro pessoas morreram.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

?? NOV 1935 - Syndicato Condor – Junkers G-24

Prefixo:  P-BAQA/PP-CAS (ou BAS?)

Queda do Junkers 24, prefixo PP-CAS, Syndicato Condor 'Riachuelo', na Bahia.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1934

18/12/1934

          04/10/1934

   

20/06/1934

           07/06/1934

   

02/05/1934

           23/04/1934

   

16/03/1934

           23/02/1934

   

19/02/1934

 
   

 

05 AGO 1934 Air France – Latécoère 26

Prefixo: F-AILK

Devido a forte neblina na região de Itamaraju, na Bahia, um pequeno avião, Latécoère 26, pertencente a Air France (ex-Cia. Latécoère), perdeu o rumo e fez uma aterrissagem forçada na Vila, no local onde existia uma lagoa, hoje o Mercado Municipal. Esse avião foi transportado para a cidade de Prado via fluvial em duas canoas juntas.


 

11 JUN 1934Air France – Latécoère 26

Prefixo: F-AILG

Acidente com avião da Air France em Recife, PE. Não houve vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 MAI 1934 Syndicato Condor – Dornier Wal

Prefixo:  ?

Acidente com avião no Rio de Janeiro, RJ. Dois mortos.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

29 JAN 1934Ala Littoria – Savoia-Marchetti S.71

Prefixo: I-ABIV

Acidente com avião italiano no Ceará sem vítimas fatais.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1933

?? DEZ 1933 Syndicato Condor – Junkers F13da

Prefixo:  P-BAGA/PP-CAG

Acidente com avião Syndicato Condor 'Blumenau', no Estado do Mato Grosso.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

04/12/1933

           14/09/1933

   

09/08/1933

            27/07/1933

   

1932

09/12/1932

           02/12/1932

   

24/09/1932

           11/09/1932

   

 27/08/1932

 

       12/05/1932        

   

04/05/1932

        26/04/1932

   

 

25 SET 1932 - Pan Am – Sikorsky S-38

Prefixo: NC113M

Três homens partidários da Revolução Constitucionalista de 1932 roubam o Sikorsky S-38 prefixo P-BDAD Pernambuco estacionado nas oficinas da Panair do Brasil na Ilha dos Ferreiros, no Rio de Janeiro. Levando consigo o vigia da aeronave, tentam alcançar São Paulo mas caem nas proximidades de São João do Meriti, no Rio de Janeiro. Não houve sobreviventes. Esse seria o primeiro sequestro de aeronave comercial de matrícula brasileira.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

27 FEV 1932 - Aeropostale – Latécoère 28

Prefixo: F-AJOX

Queda no mar do avião Latécoère 28 próximo a Praia de Sepetiba, em Guarapari, no Espírito Santo, causou a morte de três ocupantes.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1931

23/12/1931

       30/09/1931

   

 

14 OUT 1931 - Syndicato Condor – Dornier Wal

Prefixo:  P-BALSA (?)

Queda do Dornier Wal causou a morte de três ocupantes.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

12 SET 1931 - Syndicato Condor – Dornier Wal DoJ Bas

Prefixo:  P-BALA/PP-CAL

 

 

Acidente com o P-BALA/PP-CAL, o Syndicato Condor 'Olinda' em Natal, no Rio Grande do Norte, fazendo três vítimas fatais.

 


 

03 MAI 1931 - Syndicato Condor – Junkers 34fi

Prefixo:  PP-CAR

Queda do Junkers 34, prefixo PP-CAR, Syndicato Condor 'Tapajos', ao pousar no Rio de Janeiro. Morreu o piloto Sylvio Canizares Veiga e o mecânico de vôo Mário Rubim. A aeronave foi recuperada, vindo a cair novamente no dia 16 de abril de 1944 no Aeroporto Santos Dumont, RJ, causando mais mortes.


 

25 ABR 1931 - VARIG – Junkers A-50

Prefixo:  P-BAAE/PP-VAE

No pouso forçado do Junkers A-50, o VARIG "Bagé", na Ilha dos Mosquitos, em Porto Alegre, RS, morreu o co-piloto João carlos Gravé e o piloto Franz Nuelle perdeu uma das pernas, mas sobreviveu.


1930

07 NOV 1930 - Syndicato Condor – Junkers G-24

Prefixo:  P-BAHA/PP-CAH

Um hidroavião Junkers G 24, batizado como "Potyguar" da empresa aérea Syndicato Condor acidentou-se no mar, a 500 metros da costa, defronte ao bairro Icapara, no município de Iguape, no Estado de São Paulo. A aeronave, de prefixo P-BAHA, transportava seis passageiros e três tripulantes. Das nove pessoas à bordo, somente houve uma vítima fatal, o coronel Attila Gastão José de Campos Salvaterra.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

04 AGO 1930 - Aeropostale – Latécoère 26

Prefixo: F-AILB

Acidente em Porto Alegre sem vítimas.

 


 

29/05/1930

       21/05/1930

   

1929

30/10/1929

          01/08/1929

   

1928

04 DEZ 1928 - Syndicato Condor – Junkers G24

Prefixo:  P-BABA - PP-CAB

Uma das asas do Junkers G24, o Syndicato Condor 'Ypiranga', colidiu com as águas da Baía da Guanabara levando o avião a cair. Seus seis ocupantes morreram.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 DEZ 1928 - Syndicato Condor - Dornier Wal "Atlântico"

Prefixo:  P-BAAA/PP-CAA

 

Santos Dumont retorna ao Brasil chegando no Rio de Janeiro a bordo do navio “Cap Arcona”. Um hidroavião, com o nome de Santos Dumont, batizado originalmente como Syndicato Condor 'Atlantico', que ia fazer a recepção, sobrevoando o navio onde estava, da empresa Syndicato Condor sofreu um acidente, quando entrou em pane ao fazer curva brusca para evitar colisão com o avião Dornier Wal DoJ Bas, P-BAIA/PP-CAI, o Syndicato Condor 'Guanabara'.

Réplica do Dornier Wal "Atlântico" P-BAAA/PP-CAA

O avião levava pessoas de projeção — grandes nomes da engenharia e a fina flor da intelectualidade brasileira. Entre as 14 vítimas morreram o piloto alemão Paschen, o co-piloto catarinense Enet, o mecânico gaucho Hasseldorf e o despachante Auth e os passageiros: os professores da Escola Politécnica Fernando Laboriaux Filho, Tobias Moscoso e Amororo Lima, o deputado Amaury de Medeiros, o austríaco Major Eduardo Valo, o engenheiro Paulo Castro Maya, Frederico de Oliveira Coutinho, representante do jornal do Brasil e sua mulher.

Foto do resgate do Dornier Wal "Atlântico" na Baia da Guanabara

 

Clique aqui e veja a notícia publicada na Folha da Manhã de 04/12/1928

 


 

03 DEZ 1928 - Syndicato Condor – Dornier Do.J Wal

Prefixo:  P-BACA/P-BAAB/PP-CAC

O Hidroavião prefixo PP-CAC, batizado como Syndicato Condor 'Gaucho'. sobrevoava a Baía da Guanabara quando - para evitar uma colisão com outra aeronave - fez uma manobra brusca distendendo uma de suas asas além de seu limite de elasticidade. O piloto perdeu então o controle do avião e caiu na água, onde um dos motores explodiu no impacto. Ele afundou imediatamente. Os cinco tripulantes e os nove passageiros morreram.


 

01 NOV 1928 - Aviação Militar – Moraine Saulnier 137

Prefixo:  ?

O Primeiro Tenente Roberto Drummond, da Aviação Militar, sofreu um acidente que o matou na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, em 1 de Novembro de 1928, num avião Moraine Saunier 137, quando realizava um vôo de treinamento; o sobrevivente deste acidente foi o Tenente Marcio Souza e Mello.


 

09 MAI 1928 - Syndicato Condor – Junkers W-33

Prefixo:  P-BAEA (?)

Acidente em Florianópolis, SC.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

07 MAI 1928 - Aeropostale – Latécoère 26

Prefixo: F-AIMQ

Um avião modelo Lacoere 26 acidentou-se em Florianópolis, Santa Catarina, matando seus dois ocupantes.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

03 MAR 1928 - Particular – ?

Prefixo: ?

Acidente trágico no Rio de Janeiro, RJ: 10 mortos.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1927

17/10/1927

 

 

22 NOV 1927 - Aeropostale Latécoère 25

Prefixo: F-AIFU

Acidente com avião em Santos, SP.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

21 NOV 1927 - Aeropostale Latécoère 26

Prefixo: ?

Acidente com avião em Santos, SP.

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

06 ABR 1927 - Governo de Portugal CMASA Wal

Prefixo: ?

Acidente com avião do governo português em Belém, Pará.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1926

07 JUL 1926 - Grands Express Aeriens Breguet 14

Prefixo: F-AEHF

Um avião modelo Breguet 14 acidentou-se no antigo município de Cintra, hoje Maracanã, no Pará.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1925

23 JUL 1925 - Grands Express Aeriens Breguet 14

Prefixo: F-ALLU

Um avião modelo Breguet 14 acidentou-se na Praia Branca, no município do Guarujá, SP.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

07 MAR 1925 - Grands Express Aeriens Breguet 14

Prefixo:  ?

Um avião modelo Breguet 14 acidentou-se em Recife.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


 

05 FEV 1925 - Grands Express Aeriens Breguet 14

Prefixo: ?

Um avião modelo Breguet 14 acidentou-se na Bahia.

 

Você tem mais informações sobre este ou outros acidentes?

Escreva para nós: contato@desastresaereos.net

 


1924

24/04/1924

 

1923

09/08/1923

 

 

1922

Choque entre dois aviões da Aviação Naval

28/03/1922

 

1921

18/02/1921 e 22/12/1921

 

1920

29/11/1920

              29/09/1920

 

            

27/05/1920

             18/08/1920

 

.

            

 

11/03/1920

 

 

 


1918

05 SET 1918 - Aviação Naval – Sopreith Acaeb

O Primeiro Tenente Eugenio da Silva Possolo, da Aviação Naval, vindo da Escola de Aviação de Easthon, na Inglaterra, em 5 de Setembro de 1918, num avião Sopreith Acaeb, "monoplast", realizando um vôo de grupo em volta do mundo sofreu um acidente próximo da sua chegada ao Rio de Janeiro vindo a falecer.


1915

01 MAR 1915 – Exército Brasileiro – Morane Saulnier

Em Santa Catarina, em Porto União (Região de Contestado), em 1 de Março, o Primeiro Tenente Ricardo Kirk faleceu realizando uma missão militar com o avião Morane Saulnier, contra os revoltosos, em exílio ao Exército.


1908

20 MAIO 1908 – Exército Brasileiro – Balão de 250 m3

Na Serra do Barata, no Realengo, Estado de Guanabara em 20 de Maio de 1908, morreu o Primeiro Tenente Juventino Guimarães da Fonseca realizando a primeira demonstração com um balão de 250 metros cúbicos, adquirido para o Exército Brasileiro. Foi a primeira vítima da Aeronáutica Brasileira.

Fontes: Planecrashinfo, Jetsite, ASN, BAAA-ACRO e Torre de Controle (Recortes de 1920 a 1940)

. . . .
Este site está em The Best Aviation Sites
. . . .

Desde 2006 ® Direitos Reservados - Jorge Tadeu da Silva